RELATÓRIO DE ESTÁGIO NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Por: lucaspratesss • 11/11/2020 • Resenha • 1.821 Palavras (8 Páginas) • 867 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Ana Flavia Silva de Paula Costa
201620375
VOLTA REDONDA - RJ
2020
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Ana Flavia Silva de Paula Costa
201620375
Orientador: Elton Bicalho de Souza
VOLTA REDONDA – RJ
2020
Ana Flavia Silva de Paula Costa
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Elton Bicalho de Souza
Preceptor de Estágio no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
Elton Bicalho de Souza
Orientador de Estágio no Curso
Paula Alves Leoni
Supervisora de Estágio no Curso
VOLTA REDONDA - RJ
2020
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................5
2.OBJETIVOS.............................................................................................................6
3. REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................6
4.METODOLOGIA.......................................................................................................8
5. CASO CLÍNICO.......................................................................................................8
6.CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
Que uma alimentação adequada, balanceada e diversificada é fundamental para o bom funcionamento do organismo não é novidade, porém vale destacar a importância da boa nutrição na prática de atividades físicas.
É a partir de uma alimentação saudável que se obtem nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo. Assim, é necessário que a dieta seja variada, equilibrada e forneça quantidades necessária para o desenvolvimento e crescimento. (BARROS; PINHEIRO; RODRIGUES, 2017).
A nutrição participa como uma ferramenta fundamental dentro da prática esportiva e, quando bem orientada, promove a manutenção da saúde do atleta amador ou profissional que favorece o funcionamento das vias metabólicas associadas ao exercício físico, como por exemplo, o armazenamento de energia através da formação do glicogênio muscular (BARROS; PINHEIRO; RODRIGUES, 2017).
Com isso, vem se tornado frequente o interesse por academias de ginástica. A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, a prática regular de exercícios físicos, a estética, o ganho e definição da massa muscular, a perda de peso, as relações interpessoais, o treinamento para competições (amadoras e profissionais), entre outros, são alguns dos motivos que têm levado as pessoas a procurar cada vez mais as academias. Com o crescimento da população que pratica exercícios, surgiu também o interesse por uma alimentação adequada que é além de ser importante para o desempenho, desenvolve papel fundamental para manutenção da saúde (DE ALMEIDA et al., 2009).
Para melhor entender a individualidade de cada pessoa deve-se analisar de forma equilibrada a ingestão de nutrientes advinda da alimentação e suplementação, resultante de uma orientação profissional adequada com um o nutricionista, que irá melhorar o rendimento na atividade física, bem como, permitir modificações positivas na composição corporal, melhoria do condicionamento físico, estética e autoestima com a prática da atividade física (GRACIELLY et al., 2017).
Desse modo, a nutrição esportiva tem como fator fundamental para atlegtas e praticantes de atividades físicas o desempenho máximo em treinamentos e competições, amenizando efeitos negativos do excesso de exercício físico sobre o organismo humano. (OLIVEIRA; TORRES; VIEIRA, 2008).
1.1 Objetivos
Por fim, os objetivos do estágio de nutrição esportiva é contribuir na formação do perfil profissional do estudante para desempenhar de forma consciente e espontânea as funções da área. Além disso, proporcionar a oportunidade de vivência de situações de estágio e aplicação dos conhecimentos da área.
2. Referencial Teórico
2.1 CREATINA
A creatina já era conhecida desde o século passado; porém, sua função no metabolismo muscular e no desempenho físico tornou-se motivo de interesse nos anos recentes. (PERALTA; AMANCIO, 2002)
...