RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Por: Hudson Albuquerque • 26/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO (ASOEC)
HUDSON ALBUQUERQUE UNFER
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
JUIZ DE FORA 2022
Hudson Albuquerque Unfer
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Relatório de Estágio Supervisionado e Obrigatório que apresenta qual a importância do Nutricionista na área de Nutrição Esportiva e suas funções.
Orientadora: Ariane de Oliveira
Supervisora: Júlia Carneiro
JUIZ DE FORA 2022
Introdução
A nutrição esportiva é uma área de estudo que compreende a aplicação de princípios nutricionais para aperfeiçoar o desempenho esportivo. A alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, de nutrientes, vitamínico e o mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho.
O nutricionista que atende esse público tem como objetivo adequar a alimentação e suplementação de acordo com o tipo de modalidade esportiva, bem como a intensidade e duração dos treinamentos, a fim de fazer com que ele consiga um bom rendimento, recuperação e adequação às suas necessidades.
A orientação dietética individualizada é defendida por nutricionistas com o objetivo de consumir refeições adequadas e equilibradas, somando-se à prática de exercícios físicos orientados e regulares, pois tais ações podem levar a resultados satisfatórios sob vários aspectos, salientando que a necessidade de utilização dos suplementos alimentares também deve ser avaliada por um profissional especializado (MOREIRA; RODRIGUES, 2014).
A prática de atividade física, seja ela aeróbica ou anaeróbica, está presente em todas as classes sociais, e independente do nível educacional do indivíduo, modalidade e persistência.
Muito mais do que o rendimento no esporte, o conhecimento sobre nutrição para prevenção de doenças é fundamental. A maioria dos estudos dietéticos procura examinar o consumo alimentar de atletas, apenas para avaliar a adequação entre as recomendações nutricionais e os padrões dietéticos (REIS; MELLO; CONFORTIN, 2012).
As necessidades nutricionais devem ser minuciosamente calculadas com o auxílio de protocolos apropriados à idade, sexo, características hereditárias, peso, composição corporal, condicionamento físico, tipo e fase de treinamento. O consumo alimentar insuficiente em termos de energia pode levar o organismo a situações de estresse que prejudicam de forma importante o desempenho do exercício, como fadiga crônica, queda no sistema imunológico, lesões musculares e perda de massa muscular (COSTELINI, 2016).
Desta forma, torna-se imprescindível o trabalho do profissional nutricionista, independente de seu objetivo, seja manutenção de peso, hipertrofia, perda de peso ou melhor desempenho no esporte. A escolha de um plano alimentar adequado para esse público é muito importante para manutenção da saúde e alcance de resultados positivos.
Objetivos
As atividades desenvolvidas no estágio de nutrição esportiva baseiam-se em:
- Atendimento ao atleta;
- Avaliação física e antropométrica (peso, altura, dobras cutâneas, circunferências);
- Elaboração de anamnese;
- Elaboração de recordatório 24 horas e entrevistas com os pacientes;
- Cálculos das necessidades energéticas e elaboração de cardápios;
- Discussão dos casos clínicos;
- Entrega do plano alimentar e orientações nutricionais para os pacientes.
Caso Clínico Nutricional
Trata-se da exposição de uma situação clínica envolvendo um paciente, que pode ser real ou não.
É feita uma avaliação dos sintomas listados pata serem apontados possíveis diagnósticos.
A prática do caso clínico tem como objetivo a avaliação da anamnese, aplicação do conteúdo teórico; desenvolvimento da habilidade de chegar a um diagnóstico clínico, maior contato com a sintomatologia de diferentes doenças e carências nutricionais, elaboração da melhor estratégia para ajudar o paciente; discussão de possíveis tratamentos, Promoção do trabalho em grupo, discussão sobre o tema e aumentar o conhecimento teórico-prático (O papel da tecnologia na potencialização dos estudos de caso clínico | ADInstruments).
Avalição Antropométrica
A avaliação antropométrica é composta por um conjunto de medidas físicas, corporais, que são feitas a partir de métodos padronizados e valores de referência definidos, com o objetivo investigar o estado nutricional do paciente, além de diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas.
As medidas de avaliação antropométrica mais comuns são:
1 - Peso
A aferição é feita com uma balança que deve estar zerada e calibrada em um solo nivelado.
2 - Altura
É a medida da dimensão longitudinal do corpo, e deve ser feita com um estadiômetro, ou utilizando uma trena.
3 - Circunferências Corporais
Trata-se da medição de vários perímetros corporais, como cintura, abdômen, pescoço, tórax, quadril, braços, antebraços, punhos, coxas e panturrilhas.
Dentre as mais comuns estão as de cintura e de quadril. A de cintura, especificamente, possui valores de referência que mostram um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente por ser em uma região onde há acúmulo de gordura visceral.
4 - Dobras cutâneas
As dobras cutâneas são medidas feitas com um adipômetro, e seu objetivo é estimar o percentual de gordura corporal.
...