Relatório de salada de frutas
Por: Gabrielle Gomes • 9/4/2019 • Trabalho acadêmico • 808 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
1- Introdução
Embora sejam conhecidas e abundantes no Brasil, o consumo de frutas tem diminuído nas últimas décadas, devido à predominância de alimentos industrializados. Trata-se de um dos oito grupos alimentares e a fruta é, conceitualmente, a parte polposa que rodeia a semente de plantas, possuindo aroma característico, rica em suco, normalmente de sabor doce e pode na maioria das vezes, ser consumida crua (PHILIPPI, 2006). As frutas desempenham um papel muito importante em nossa alimentação. São fontes naturais de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de fornecerem fibras e outros nutrientes que contribuem para a prevenção de doenças. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 porções de frutas ao dia (QUINATO, 2006). Além do mais, são alimentos de baixa densidade energética, isto é, com poucas calorias em relação ao volume da alimentação consumida, o que favorece a manutenção do peso corporal saudável (ROLLS et al., 2004 ).
O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza. É um indicador que determina a quantidade exata de alimento que será descartada e que deve ser empregado no planejamento quantitativo de um cardápio e consequentemente, no seu valor nutricional. Deve-se considerar que o FC das hortaliças depende do manipulador, dos utensílios e dos equipamentos utilizados no processamento, do tipo de produto, da qualidade, do grau de amadurecimento e da safra (Botelho et al, 2005).
Avaliar o fator de correção é de grande importância, pois irá contri-buir para o controle de qualidade dos produtos adquiridos na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), desde a seleção dos fornecedores, até a manutenção dos equipamentos e eficiência dos manipuladores (ABREU et al., 2007). No dia a dia do gerenciamento de uma UAN, permitirá ao nutricionista ter uma visão melhor em relação ao desperdício em todas as etapas de preparo das refeições (NIERO et al., 2008). Também é necessário ficar atento à safra dos alimentos, pois se não estiver na época adequada irá favorecer o desperdício. Esse período pode ser identificado através da variação do fator de correção, proporcionando uma gestão mais eficiente sem modificar a qualidade das refeições e/ou aumentar custos (BRAGA, 2012).
2- Objetivo Geral
Teve o objetivo de observar o fator de correção das frutas após serem limpas e cortadas.
3- Material e Método
3.1Material
Equipamentos e utensílios
– Faca do chef;
– Balança digital;
– Tábua;
– Pote bolw;
Insumo
– 3 bananas prata, médias;
3.2 Método
A balança foi tarada com o bolw em cima, em seguida foram colocadas as bananas com as cascas para saber seu PB, após anotado o peso as mesmas foram descascadas e suas cascas foram descartadas. A balança foi tarada novamente com o bolw em cima e foram acrescentadas as bananas sem as cascas, desta vez para saber seu PL, após anotado o peso as bananas foram colocadas na tábua para serem picadas em cubos, colocadas novamente no bolw e pesadas, logo após armazenadas na geladeiras, para em seguida serem misturadas com as outras frutas.
4- Resultado e Discussão
A combinação de frutas variadas, picadas foi de maneira satisfatória, obtendo-se o resultado esperado. A aparência foi monocromática.
Na análise gustativa, percebeu-se que manteve suas características sensoriais de cor, sabor, aroma e frescor.
COR | Amarelo, bege |
AROMA | Característico |
SABOR | Característico |
TEXTURA | Normal |
5- Conclusão
Concluímos que de acordo com o objetivo geral , que o fator de correção é importante pois nos da segurança a respeito das quantidades a se comprar para montar o cardápio , sem nenhum desperdício.
...