Trabalho Nutrição Sétimo Semestre
Por: dnastore • 2/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
TAGUATINGA (DF) - BRASÍLIA
NUTRIÇÃO
ELISÂNGELA FIÚZA BRAGA RA 2383738305
EMERSON LIMA SILVA RA : 2383764206
LEILA MARIZA ASSIS SCHULZ RA 2383445705
LUCIANA DO NASCIMENTO ALVES RA 2313526501
LUZIVÂNIA LIMA DA SILVA RA 2383444805
“O Papel dos Programas de saúde voltados à saúde infantil e medidas higiênico sanitárias”
Epidemiologia Nutricional; Estágio em Alimentação Coletiva; Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.
TAGUATINGA - DF
2020
ELISÂNGELA FIÚZA BRAGA
EMERSON LIMA SILVA
LEILA MARIZA ASSIS SCHULZ
LUCIANA DO NASCIMENTO ALVES
LUZIVÂNIA LIMA DA SILVA
“O Papel dos Programas de saúde voltados à saúde infantil e medidas higiênico sanitárias”
Produção Textual Interdisciplinar em grupo (PTG) apresentado ao curso de Nutrição da Universidade Anhanguera - UNIDERP como requisito parcial à avaliação das disciplinas Epidemiologia Nutricional; Estágio em Alimentação Coletiva; Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.
Tutor presencial: Camila Mognatti
Tutora à distância: Monica Zanon Luque
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .................................................................................................. 04
- DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 05
3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. 11
1. INTRODUÇÃO
A proposta de trabalho descreve a situação vivida por Luciana uma nutriz com 28 anos, sobrepeso, alimentação deficiente, foi atendida pela Equipe de Saúde da Família e encaminhada para acompanhamento nutricional. Seu filho Vitor que nasceu com 3400 g a termo com 39 semanas apresentou um quadro de infecção do trato urinário, anemia ferropriva, aleitamento misto (leite materno + fórmula infantil). Tanto Luciana quanto o filho Vitor apresentam um quadro de deficiência nutricional que precisa ser corrigido.
O caso de Luciana e seu filho Vitor, leva a uma reflexão sobre o processo de desgaste do corpo humano, quando não tratado corretamente. Trata-se de uma situação hipotética para responder a quatro desafios propostos, a fim de entender sobre o papel dos programas de saúde voltados à saúde infantil e medidas higiênico sanitárias e também sobre as deficiências nutricionais e a importância de ter uma alimentação saudável, entender a atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF) e quais as suas atribuições dentro do Programa de Saúde da Família (PSF).
O Ministério da Saúde, no Guia Alimentar para a População Brasileira (2006, p.21), reafirma a necessidade de estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis, assim como demonstra a importância da manutenção do corpo em atividade constante. “Na abordagem da promoção de modos de vida saudáveis, identificam-se duas dimensões: aquela que se propõe a estimular e incentivar práticas saudáveis [...], a alimentação saudável e a atividade física regular, e outra que objetiva a inibição de hábitos e práticas prejudiciais à saúde [...]”.
Nesse contexto, tem-se como objetivo geral implementar a integralidade dos conteúdos desenvolvidos no semestre e desenvolver a capacidade de identificar os aspectos relevantes de cada disciplina na atuação profissional, ou seja, verificar a aplicabilidade dos conceitos estudados. No mesmo sentido, como objetivos específicos, faz-se necessário discutir questões sobre os fatores interdisciplinares das disciplinas Epidemiologia Nutricional; Estágio em Alimentação Coletiva; Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, dando sentido ao tema proposto.
- . DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho traz o caso de Luciana que é uma nutriz com 28 anos e seu filho Vitor que nasceu com 3400 g, a termo com 39 semanas e apresentou episódios de infecção do trato urinário desde o nascimento, o que resultou em perda de peso. Luciana está inscrita na Unidade Básica de Saúde de Estrela do Sol e durante uma das visitas realizadas pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), foi encaminhada para o atendimento de nutrição para acompanhamento do seu filho Vitor, hoje com 90 dias de vida.
A estratégia de Saúde da Família (ESF) deverá ser composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, um médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, um enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e entre quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS). De acordo com o Ministério da Saúde em seu Caderno de Atenção Básica 1 – Programa de Saúde da Família, descreve que:
“De uma forma geral, recomenda-se que cada ESF assista de 600 a 1.000 famílias, com o limite máximo de 4.500 habitantes. Cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) da equipe cobre uma área de aproximadamente 20 a 250 famílias. Essas definições dependem da realidade geográfica, econômica e sociopolítica da área levando-se sempre em conta a densidade populacional e a facilidade de acesso à Unidade” (Ministério da Saúde, 2000, pg. 14)
Outros profissionais de saúde como psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros poderão ser incluídos a equipe de acordo com a demanda e características de cada local.
Os profissionais que atuam nas Equipes de Saúde da Família devem morar no município onde atuam trabalhando em regime de dedicação integral, quanto a isso o Ministério da saúde preconiza que “também os Agentes Comunitários de Saúde precisam residir nas respectivas áreas de atuação” com a finalidade de garantir a vinculação e identidade cultural com as famílias sob sua responsabilidade.
...