A Atividade Bioquímica Na Odontologia
Por: marianasantosal • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 513 Visualizações
ATIVIDADE A2
Curso: Odontologia
Disciplina: Bioquímica
Professora: Eliana Campos de Paulo Costa
Aluno (a): __________________________________________
Orientações
Valor total = 10 pontos, sendo 2 pontos cada questão
O aluno deve postar no Ulife as respostas na Aula, Tarefa cujo título é Atividade A2.
Esta é apenas uma parte da distribuição de pontos via A2.
QUESTÕES
1 - O nome glicose vem do grego glykys que significa doce mais o sufixo ose, indicativo de açúcar. Tem função de fornecer energia, participa das vias metabólicas além de ser precursora de outras moléculas. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26724
Em relação à glicose, ao seu metabolismo, responda:
- Crie dois esquemas: um que represente a quebra anaeróbica da glicose e outro que represente a quebra aeróbica da citada molécula. Diferencie os dois processos.
Além da glicose os lipídeos também são fonte de energia.
Em relação à produção de energia via lipídeos, responda:
- Qual a função do triglicerídeo? Como um triacilglicerol é quebrado?
2 –Gliconeogênese ou neoglicogênese é a síntese de glicose a partir de compostos acarboidratos. Sobre gliconeogênese:
- Cite suas possíveis fontes e os caminhos por cada um deles seguidos. Em que momento metabólico e em quais órgãos ela ocorre?
- Alguma fonte de gliconeogênese pode interferir no ciclo de Krebs? Quais? Isso tem alguma consequência? Qual a fonte não interfere no ciclo de krebs? Se essa fonte for usada a beta oxidação, ou seja, ácidos graxos, vão gerar acetil CoA que irá rodar o ciclo de Krebs serão degradados em ATP normalmente?
3 – Lipídeo é nossa reserva de energia já que produzem muito ATP por cada molécula degradada. Em relação ao metabolismo de lipídeos responda ás questões abaixo:
a) Quando a quantidade de glicose está muito diminuída ou até ausente alguns órgãos usam gorduras como fonte de energia, ou seja, lipídeos são oxidados para gerar ATP?
b) Se triacilglicerol for degradado usamos o glicerol como fonte de glicose e os ácidos graxos como fonte de energia? Assim a beta oxidação leva à síntese de ATP sendo que ácido graxo 🡪 acil Coa 🡪 acetil CoA e esse último será oxidado via ciclo de Krebs?
4 - Ainda em relação ao metabolismo de lipídeos, degradação de ácidos graxos, beta oxidação, responda:
a) A beta oxidação leva à síntese de ATP? Como ocorre a beta oxidação de um ácido graxo de 18 carbonos? Qual a quantidade de ATP formados?
b) Ácido graxo se converte em Acil Coa e esse é degradado em acetil Coa. Esse acetil Coa será degradado ao passar pelo ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa?
5 – Momentos de jejum ativam alguns hormônios e nosso metabolismo se ajusta a esta situação envolvendo principalmente carboidratos, lipídeos e proteínas. Em relação à esse tema responda as questões abaixo:
- Explique e diferencie o que ocorre no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas num momento de jejum curto e jejum longo.
- Como deve estar o metabolismo de carboidratos e lipídeos a fim de que os corpos cetônicos sejam formados?
- Conceitue cetonúria e cetogênese.
- Relacione gliconeogênese, degradação de ácidos graxos e síntese de corpos cetônicos.
...