Sistema Endócrino e Sistema Tegumentar
Por: gabrielbarcelos • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.468 Palavras (14 Páginas) • 2.050 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO – UNITRI
CURSO DE GRADUAÇÃO ODONTOLOGIA
Acácio Tafarel
João Paulo
Michel Menezes
Pierre Calácio
Sistema Endócrino e Sistema Tegumentar
Uberlândia
2014
Acácio Tafarel
João Paulo
Michel Menezes
Pierre Calácio
Sistema Endócrino e Sistema Tegumentar
Trabalho apresentado como parte
da avaliação referente ao 1º período,
produzido para disciplina de
Anatomia sob a orientação da
Prof.°Daniel Pinheiro
Introdução
A epiderme e a derme que é uma camada mais profunda, e abaixo da derme temos a hipoderme: Que é uma camada mais densa, mais grossa, é constituída pelo tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido é depositado gordura, formando assim o tecido conjuntivo adiposo.
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como característica a produção de secreções denominadas hormônios. Normalmente, o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
O Sistema Tegumentar é formado por pele e suas estruturas anexas: pelos, unhas e glândulas.
Resumo
Sistema tegumentar é o sistema de proteção do corpo dos seres vivos e engloba a pele, pelos e unhas. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.
O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma muitas glândulas e órgãos. Assim as funções do corpo são gerenciadas pelo sistema endócrino e nervoso.
Sistema Endócrino
EPIDERME
É composta de epitélio escamoso estratificado e queratinizado e contém 4 tipos de células (queratinócitos) sofre queratinização. A medida que as células se movem para cima acumulam queratina, uma proteína que ajuda a proteger a célula e o tecido subjacente.
Melanócito produz melanina, um pigmento responsável da cor da pele.
Langerhans funcionam nas respostas imunológicas.
Célula de Merkel está localizada na camada mais profunda da epiderme da pele glabra.
Quatro ou cinco camadas distintas de células formam a epiderme (estrato basal, células que são capazes de divisão celular continuada, contém melanócitos.
Estrato espinhoso são projeções semelhantes a espinhos e tem melanina.
Estrato granuloso tem cinco fileiras de células planas com grânulos de cor escura.
Estrato lúcido cinco fileiras de células claras planas e mortas.
Estrato córneo cerca de trinta fileiras de células planas mortas, preenchida com queratina.
DERME
É composto de tecido conjuntivo contendo fibras colágenas e elásticas (extensibilidade, capacidade de distensão) e elasticidade (capacidade de retornar a forma original após uma extensão. As pequenas lacerações na pele devido a distensão extensa que permanece visíveis como linha branca prateadas (estrias).
As poucas células da derme incluem os fibroblastos, os macrófagos e os adiposos. Região superior da derme consiste no tecido conjuntivo areolar, a sua área superficial é muito aumentada por pequenas projeções digitiformes (papilas dérmicas), auxiliam-se para agarrar objetos, corpúsculo de tato (corpúsculo de Meissner).
A região inferior da derme consiste no tecido conjuntivo denso e irregular, tecido adiposo, folículos pilosos, nervos, glândulas sebáceas e ductos das glândulas sudoríparas. A tela subcutânea contém terminações nervosas denominadas corpúsculo lamelados sensível a pressão.
ÓRGÃOS E ACESSORIOS DA PELE
Pelos: Sua função é a proteção, é um fio de células fundidas e mortas queratinizadas que consiste de uma haste e de uma raiz. Haste é a porção superficial, é a maior parte que se projeta sobre a superfície da pele. Raiz, é a porção abaixo da superfície que penetra na derme, mesmo na tela subcutânea (folículo piloso e bainha externas e internas da raiz). Com o tempo o crescimento do pelo cessa e o estágio de repouso inicia-se. Os pelos do couro cabeludo crescem por cerca de 3 anos e repousam por certa de 1 a 2 anos.
GLÂNDULAS
Glândulas sebáceas: As porções secretoras das glândulas ficam na derme e abrem-se nos colos dos folículos pilosos ou diretamente na superfície da pele. Elas secretam uma substância oleosa chamada sebo. O sebo impede o ressecamento do pelos, mantém a pele macia e inibe o crescimento de certas bactérias.
Quando tem o acumulo do sebo se desenvolvem os cravos. Uma vez que o sebo é nutritivo para certas bactérias resultam espinhas e furúnculos. A cor dos cravos é devido a melanina e ao óleo oxidado. Atividade da glândula sebácia aumenta na adolescência.
...