Analise da Satisfação de Trabalhadores em Sistema de Rodízios
Por: carvalho.engp • 17/11/2019 • Resenha • 763 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
Resenha Crítica do artigo: ANÁLISE SOBRE A SATISFAÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE O RODÍZIO DE ATIVIDADES EM UM ABATEDOURO por Natália Fonseca Dias e Antônio Renato Pereira Moro.
Resenhado por: Rodolfo Carvalho
Sobre os autores: Natália Fonseca Dias e Antônio Renato Pereira Moro.
Natália é graduada em Fisioterapia pela FURB/2013 e possui Especialização em Gestão em Ergonomia (MBA), atualmente Mestranda em Engenharia de Produção, área de concentração Ergonomia UFSC/2017, atua como Ergonomia a no frigorífico Pampalona Alimentos.
Antônio possui Licenciatura Plena em educação Física, Especialização em Pesquisa e Educação Física, Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano UFSM, atualmente é professor na UFSC, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e Economista Sênior pela ABERGO.
“Análise sobre satisfação de trabalhadores sobre sistema de rodízio de atividades em um abatedouro de aves” é uma que aborda o grau de satisfação dos colaboradores com o sistema de rodízio nas atividades em um abatedouro localizado em Santa Catarina. No estudo foram ouvidos 141, montante que considero razoável para uma empresa de 1600 colaboradores, não é o melhor o espaço amostral, mas atende ao objetivo da pesquisa.
Em sua introdução os autores nos levam a uma interessante viagem ao processo histórico de como se deu o processo de industrialização e suas consequências sobre o ser humano. Demonstra ainda, dados recentes da produção de aves no brasil e deixando explícito a importância desse mercado a necessidade de melhoria do processo produtivo para a manutenção econômica.
Uma parte a se destacar logo no início é o apontamento de que as melhorias para segurança e saúde do trabalhador nos ambientes de frigoríficos “não cresceram conforme a demanda produtiva”. O trecho em questão faz uma confusão e induz interpretações possivelmente equivocadas ao introduzir melhorias para segurança e saúde com um elemento quantitativo e uma vez que temos normas suficientes (ou até mesmo em exagero) prevendo e buscando adequar as condições de trabalho da melhor forma possível, ainda que não aplicadas na falta de fiscalização. O ideal seria buscar o cumprimento das políticas e normas de segurança, com a implementação de tecnologia e melhorias com foco no trabalhador.
Sobre a coleta dos dados, a metodologia empregada foi a pesquisa exploratória do tipo transversal, a qual ROUQUAYROL, 1994, assim define que: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. Consegue o pesquisador buscar de forma direta e eficiente os dados para a produção e elucidação da questão abordada, o grau de satisfação dos trabalhadores em relação ao rodízio de atividade em um abatedouro de aves.
Dias e Moro, de forma inteligente utilizaram como critério para escolha dos colaboradores para a pesquisa, a necessidade destes realizarem rodízio em pelo menos duas atividades, uma vez que ter como base a opinião de colaborador que atua em apenas uma atividade não faria sentido, na contramão, o fato da empresa ter 48 sistemas de rodízio, a abordagem poderia ser mais profunda, dando preferência aos colaboradores com participação em maiores números de atividades.
...