A CLÍNICA E TERAPÊUTICA DE GRANDES ANIMAIS
Por: pablovet • 31/10/2019 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: CLÍNICA E TERAPÊUTICA DE GRANDES ANIMAIS
RELATÓRIOS
PABLO
Salvador
2019
SUMÁRIO
Relatórios
Caso 1 – Pododermatite em caprinos.............................................................................. 03,04
Caso 2 – Descorna em bovinos....................................................................................... 05,06
Referências..................................................................................................................... 07
Curso: Medicina Veterinária
Disciplina: Clínica e Terapêutica de Grandes Animais
Aluno: Pablo
Caso 1 – Pododermatite em caprinos
No dia 01 de outubro fomos á fazenda escola da faculdade UNIRB, chegamos lá por volta das 08 horas da manhã onde fomos apresentados três cabras da raça saanen com problemas podais os animais apresentava pododermatitie, ulcerações nos espaços interdigitais, crescimento excessivo de cascos, doença da linha branca, broca. Todos os problemas citados tem correlação com umidade e períodos chuvosos na região da fazenda com isso contribuíram para o desenvolvimento de problemas podais da fazenda escola da UNIRB.
A pododermatite infecciosa está entre as enfermidades podais mais freqüentes entre caprinos e ovinos (AGUIAR, et al). É causada pela ação sinérgica entre bactérias, Dichelobacter nodosus, agente responsável pela transmissão entre os animais, e Fusobacterium necrophorum, onipresente no solo e fezes, promove uma dermatite interdigital o que propicia o desenvolvimento do D. nodosus (AGUIAR, et al). D. nodosus é um parasito obrigatório do dígito de ruminantes e não persiste no meio ambiente por mais de sete dias. A exposição por longos períodos a ambiente e pastagens úmidas, em condições adversas do solo predispõem à infecção e a transmissão entre os animais (EGERTON, 2002).
Os animais que a presentaram problemas de casco foram submetidos a tratamento, com antibiótico, foram feito os casos e os animais soltos a pasto.
Tratamentos:
1º dia: Administração de enrofloxacina, por perfusão regional.
Observação: No dia da visita os animais com problemas podais foram submetidos ao casqueamento, retirada de todo tecido necrótico no espaço interdigital foram eliminados, foi feito aplicação de iodo a 10% em todos os cascos afetados.
Os animais foram soltos a pasto, onde não tivemos retorno dos casos clínico.
Curso: Medicina Veterinária
Disciplina: Clínica e Terapêutica de Grandes Animais
Aluno:
Caso 2 – Descorna em bovinos
No dia 15 de outubro na fazenda escola da UNIRB dois bovinos machos foram submetidos á descorna, os animais foram pesados em seguida fizemos o protocolo anestésico, foi feito analgesia por via IM, logo após a sedação o animal foi contido e derrubado ao chão de maneira eu não venha gerar nenhuma contusão ou lesão, na imagem (1) foi realizada assepsia do local, deixando o local do procedimento cirúrgico sem nenhum resquício de mateira (infecciosa, patógeno), e a tricotomia do local, em seguida na imagem (2) foi realizada a incisão e imagem (3) retirada dos chifres com arco de serra estéril, em seguida depois da retida dos dois chifres foi feito sutura com fio de náilon.
...