DETERMINAÇÃO DE FENOBARBITAL EM SANGUE, PLASMA OU SORO
Por: mandyloureiro • 20/5/2020 • Relatório de pesquisa • 713 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
TOXICOLOGIA – AULA PRÁTICA 30/04/2020 – MEV4AM
ALUNAS | RA |
Amanda Loureiro Santos | 817116623 |
Amanda Santana | 81724941 |
Daniele de Oliveira Trassato | 818148087 |
Geovana Torres | 817126257 |
Nathália Magalhães Silveira | 81710180 |
Determinação de fenobarbital em sangue, plasma ou soro.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para isolamento social sobre o COVID-19 para a situação que nossa sociedade esta passando atualmente, a aula do dia 30/04/20 foi ministrada pela Profa. Ana Cristina a distancia através do Hangouts, dessa forma, o tema abordado foi sobre o uso de fenobarbital na Medicina Veterinária e sua determinação em sangue, plasma ou soro e para isso além da discussão online de como seria a aula pratica a professora também encaminhou artigos, áudio e orientações de aulas lecionadas pelo prof. Erasmo para que pudéssemos ter um melhor esclarecimento com base no estudo dirigido.
O fenobarbital é um fármaco comumente conhecido como Gardenal, pertence ao grupo dos barbitúricos, e é um potente anticonvulsivante com um largo espectro de ação, sedativo e hipnótico. Nas clinicas veterinárias apesar do fenobarbital ter propriedades anestésicas ele não é utilizado para este fim, pois oferece riscos devido ao seu mecanismo de ação quando associado a reaplicações, um dos motivos de sua proibição via injetável. No entanto, na rotina da clínica, o fenobarbital é frequentemente usado como antiepilético e tem características indutoras das enzimas microssômicas do fígado, possui uma meia-vida de eliminação muito longa mesmo que por via oral e sofre biotransformação hepática. Este fármaco tem ação complexa e ocorre ao nível dos canais de cálcio reduzindo o seu influxo, e diferente do que foi dito no artigo “aumento” e conforme a professora esclareceu, eles são potenciadores dos receptores GABA, e sua ação acentua a duração de abertura dos canais de cloro onde se fixa no local específico de ligação dos barbitúricos. É um medicamento eficaz em 60-80% dos pacientes caninos com epilepsia, se mantidas as concentrações do medicamento dentro dos limites terapêuticos, mas devido ao processo de indução enzimática que o gardenal causa é necessário a realização do monitoramento das concentrações plasmáticas.
Atualmente o monitoramento de nível sérico de fenobarbital só é possível, pois se trata de uma técnica simples e assim como foi citado no áudio de aula pratica do Prof. Erasmo passado pela Profa. Ana Cristina, essa determinação é realizada no espectrofotômetro que diferente de outros métodos, vai trabalhar na faixa do ultravioleta (coloração invisível) que será absorvida pelo aparelho. As amostras poderão ser de sangue, plasma ou soro. E teríamos que trabalhar com uma substancia padrão de fenobarbital. Considerando o experimento que os alunos realizaram, é explicado que quando fornecemos moléculas de H+ para aquele meio ácido (substancia ácido+meio ácido) teremos o fenobarbital que é lipossolúvel num meio ionizado ou hidrossolúvel. O próximo passo citado foi aplicar o clorofórmio que é um solvente orgânico que dissolverá o fenobarbital do soro (sangue) e no momento que os alunos agitarem a mistura, o clorofórmio extrairá o fenobarbital (lipossolúvel) e passará para a solução de clorofórmio, com o objetivo de ter o fármaco no seu estado mais puro para a análise. Feito isso eles partem para a etapa da centrifuga que dura 5 minutos, esta separará a mistura em novas fases e descartam o soro (fase aquosa). Apenas com o filtrado (clorofórmio) em um novo tubo de falcon e anotado o volume final os alunos são orientados a adicionar NaoH ao volume que tinham e agitar. O resultado é a transformação do fenobarbital que se solubiliza (novamente do clorofórmio para o meio aquoso alcalino). Na segunda etapa, a orientação é fazer o mesmo procedimento, mas com amostra de cloreto de amônia para que então possa dar continuidade a determinação de fenobarbital. No final o professor comenta que a amostra + NH4Cl terá maior absorbância e a amostra + NaOH resulta em menor absorbância. Sendo assim, os alunos poderiam efetuar leituras e subtrair “a – b =” para aplicar a fórmula para calcular a concentração de fenobarbital na amostra.
...