HISTOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Por: mkrdoliveira • 20/11/2018 • Abstract • 942 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI - CESG
MEDICINA VETERINÁRIA 2018.2
MARCELA KAROLINE RODRIGUES DE OLIVEIRA
RESUMO:
HISTOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Guanambi-BA
2018
MARCELA KAROLINE RODRIGUES DE OLIVEIRA
RESUMO:
HISTOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Trabalho realizado para a disciplina de Embriologia e Histologia, com o objetivo de proporcionar maior conhecimento sobre histologia do sistema reprodutor feminino
Orientado pela Prof.ª Ana Luiza Andrade Cortes
Guanambi – BA
2018
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Consiste em um trato tubular com glândulas acessórias e se liga a porção caudal do sistema urinário. Os principais componentes do sistema reprodutor feminino dos mamíferos são: útero, ovário, tuba uterina, vagina, vulva, placenta e glândulas mamariam. As principais funções são: produção de ovócitos, nutrição, fertilização e desenvolvimento.
O Útero é um órgão muscular oco, contém um corpo, os cornos são menores, suspenso na cavidade abdominal e é dividido em três partes: cornos, corpo e cérvix. A parede uterina dos cornos uterinos e corpo são: endométrio é a (camada interna) é mucosa, com células epiteliais e contem glândulas tubulares; o miométrio (camada intermediária) contém duas camadas de músculo liso longitudinais e uma camada de músculo liso circular; o perimétrio (camada externa) prolongamento do ligamento largo é formado por tecido conjuntivo seroso.
Ovário é Revestido externamente por epitélio cúbico simples camada cortical logo abaixo do revestimento epitelial está à túnica albugínea de tecido conjuntivo denso não vascularizado. O estroma ovariano encontra-se repleto de folículos ovarianos em vários graus de desenvolvimento: Folículo primordial: ovócito com uma camada de células foliculares planas. Folículo primário: ovócito com uma camada de células foliculares cúbicas, folículo secundário: ovócito com várias camadas de células foliculares (granulosa) e aparecimento das tecas interna e externa provenientes da diferenciação das células do estroma. Caracterizam-se pela presença do antro folicular e ocorre também a presença de folículos atrésicos que variam seu estágio de degeneração, caracterizados de uma forma geral pela autólise do ovócito. A camada medular é formada por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado.
Tuba uterina tem a estrutura tubular ondulada aberta, que direciona o gameta feminino até o útero, é infundíbulo e possui forma de funil e está mais próxima ao ovário. Em sua porção mais proximal estão às fímbrias, que na base se unem as ampolas, que levam até o istmo. O aspecto altamente pregueado da mucosa desse preparado é característico da região da ampola. A mucosa é revestida por epitélio cilíndrico simples secretor contendo células produtoras de muco intercaladas com células cilíndricas ciliadas. A lâmina própria é unida diretamente à túnica muscular que apresenta uma camada circular interna e uma longitudinal externa. Externamente ao corte identifica-se a túnica serosa típica com mesotélio peritoneal.
A vagina é um tubo muscular que se estende ao longo da cavidade pélvica com epitélio escamoso estratificado não queratinizado, sua submucosa própria tem tecido conjuntivo irregular frouxo ou denso. A túnica muscular contém: camada circular interna; camada longitudinal externa; É envolvida externamente pela camada adventícia e cranialmente é revestida pela túnica serosa muscular.
A vulva é a extremidade caudal do trato reprodutor feminino, composta por: lábios, clitóris e vestíbulos. Lábio é formado por tecido conjuntivo frouxo a denso, com extensa rede de fibras elásticas. O vestíbulo contém epitélio escamoso estratificado não-queratinizado. Clitóris; corpo cavernoso clitoriano envolvido por tecido conjuntivo denso, externamente revestido pelo invólucro prepucial (epitélio escamoso estratificado não-queratinizado).
...