PROCESSOS BIOLOGICOS ENZIMAS
Por: Beatriz Marie • 24/10/2015 • Projeto de pesquisa • 427 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Durante o experimento, verificamos que alguns compostos inibem a reação da gelatina (colágeno) na sua formação gelatinosa. Cada reagente atuam nas ligações peptídicas, com as ligações do colágeno e as quebram. A prova disso é que quando a protease envolvida foi desnaturada, portanto perdendo sua função, o colágeno reagiu naturalmente, ou seja, enrijeceu a solução, como vimos nos experimentos. Observamos também que uma das vias para o desnaturamento é o aumento da temperatura, pois alguns experimentos perderam totalmente seu poder de reação com o colágeno. Dessa maneira, acrescentamos mais um grau de complexidade aos organismos vivos, pois para eles existirem, para que suas proteínas exerçam suas devidas funções e não saiam de controle, deve haver intrincados sistemas de controle de temperatura e de reações bioquímicas. Isto pode ser visto com as fases presentes nos tubos de ensaio a seguir:
Tubo de ensaio 1 – Não houve nenhum anteparo químico, ou físico. A gelatina com a água, fez com que as proteínas colágenas se ligassem com sucesso as moléculas de água, tornando um produto gelatinoso.
Tubo de ensaio 2- A enzima extraída do abacaxi é a bromélia, tal enzima quando em contato com a gelatina consegue fazer a quebra da proteína do colágeno e assim não forma um produto gelatinoso
Tubo de ensaio 3 – O resultado não foi igual ao do tubo 2 pois a bromélia presente no suco de abacaxi foi fervido, o que ocasionou a quebra estrutural das enzimas, de modo que fossem desativadas. Tivemos um resultado que mostrou que as proteínas do colágeno ligaram-se com a água do suco ocorrendo um efeito gelatinoso
Tubos de ensaio 4 -5 – 6 – 7 – Caracterizaram o mesmo tipo de reação dos experimentos 2 e 3, pois os amaciantes de carne e medicamentos para digestão são compostos por enzimas que quebram as moléculas protéicas do colágeno. Ao aquecer alguns desses compostos ocorrem a quebra da enzima o que desativa se o efeito.
Tubo de ensaio 8 – Moléculas de água competem pelo sal adicionado, onde a quantidade de solvente se torna pequena e com isso, a agregação de moléculas protéicas e a sua precipitação. Esse efeito é chamado de salting out.
Tubo de ensaio 9 – Ao adicionar um solvente orgânico, como o etanol, o colágeno presente na gelatina diminuem a constante dielétrica do meio, interferem com as interações hidrofóbicas por sua interação com os grupos R não polares e forma pontes de hidrogênio com a água e grupos protéicos polares. Os solventes não polares rompem interações hidrofóbicas também, assim faz com que seja um produto aquoso.
...