Resumo Individual de material indicado para leitura
Por: Catharine Hillen • 26/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 349 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Bacharelado em Medicina Veterinária – SV3 2018.2
Bioestatística básica
Prof. Dr. Lucian Bejan
Discente: Caroline Macila de Lima Soares
Atividade: Resumo Individual de material indicado para leitura
A utilização e realização de testes laboratoriais e clínicos perpassam por diferentes segmentos até sua execução propriamente dita. O desenvolvimento de equipamentos e insumos, a programação de softwares e não menos importante, a técnica empregada para a operação destes. Assim sendo, o Controle de Qualidade é um tema que deve ser discutido e aprimorado a fim de garantir a credibilidade e fidedignidade dos resultados obtidos, ainda que não sejam favoráveis aos objetivos desejados.
Considerando a atuação da Medicina veterinária, com o manejo do bem-estar e saúde animal, humana e ambiental, os testes são uma das importantes ferramentas empregadas para o seguimento, prognósticos e diagnósticos da população atendida, devendo assim ser aplicado de forma técnica, visando o menor número de erros. O conhecimento de conceitos básicos no que tange o controle de qualidade, como sensibilidade, especificidade, desvio padrão, padrão ouro, falso-positivo e falso-negativo, são de suma importância para as tomadas de decisões, buscando assim, diminuir e evitar as decisões incorretas ou pouco produtivas.
Adiante, a (Bio)estatística oferece vastos recursos matemático e lógicos que auxiliam na busca pela oferta de um serviço de qualidade aliado à certeza. Cálculos usando a Teoria de probabilidades somado a aplicação de conceitos, proporciona ao profissional uma visão macro do trabalho, ainda que não tenha sido realizado. A observância de comportamento inadequado, quando se espera determinada característica, pode facilmente ser identificada, categorizada e neutralizada utilizando-se, por exemplo, o Gráfico de Levey-Jennings e os alertas de violação às regras de Westgard, baseadas no desvio-padrão, podendo indicar erros sistemáticos e aleatórios a serem sanados.
Por fim, o material indicado expõe de forma didática os conceitos e os exemplos de emprego da estatística à favor do profissional, devendo ainda, o conhecimento ser aprofundado e somado à outras técnicas disponíveis na literatura a cerca de controle interno de qualidade.
...