A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Casos: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipehermes • 29/10/2014 • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 636 Visualizações
RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi verificar a importância do estudo e utilização das práticas pedagógicas realizadas por professores da educação básica que obtiveram resultados positivos em sua atuação junto aos alunos. De igual forma realizar a reflexão sobre a prática pedagógica por parte de todos os componentes do grupo, produzir um texto argumentativo destacando os resultados, o papel e a atuação do professor diante do relato da experiência. Para realização desse trabalho em relação aos objetivos acima mencionados foi feito uma pesquisa bibliográfica, para isso foi utilizados livros a legislação e a mídia. A prática que teve o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de nossa cidade, Cascavel, Paraná, sendo uma instituição de escola particular, onde reuniu 150 meninas carentes para os jogos de voleibol. Cumpre observar, todavia, outra prática interessante em outra cidade em Salvador, e que pode servir de experiência, foi com os alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água. A experiência foi com material reciclado que contemplou tanto a aula de artes, como sustentabilidade. Essa experiência serve de base para experiência de trabalhos que incluam todos os alunos, como também as diferenças sociais em diversas etnias, sendo um trabalho de inclusão e respeito as diversidades do Brasil. Atualmente a ciência contemporânea e sobretudo em relação a ciências humanas e sociais, trabalharemos com o método Dialético, visando as características do pensamento contemporâneo em relação ao homem, a sua visão histórica dentro do capitalismo. Partindo do Método do Todo sendo, que algumas são habilidades simples, em que todos podem participar.
1 INTRODUÇÃO :
Preciosa é a contribuição da internet, jornais e revistas, a mídia em geral em que realçam e distribuem com suas notícias conhecimentos e as experiências a nosso favor.
A prática que teve o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo uma instituição de escola particular, onde reuniu 150 meninas carentes para os jogos de voleibol.
Foi um projeto de inclusão, sabendo-se que as alunas convidadas fazem parte de escolas da periferia de Cascavel – Paraná.
As meninas participaram na quadra desse colégio que se encontra no centro da cidade. Não só interagiram com outras escolas, como também a praticaram jogos, havendo a inclusão na diversidade, em todos os aspectos relevantes da realidade dos alunos de classes sociais diferentes. Isso vem colaborar para o diálogo estudantil, companheirismo, inserindo a questão da diversidade dentro do ambiente escolar, fazendo parte dos seus contextos. Esse apoio teórico foi encontrado no site do NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, onde contamos com muitas atividades pedagógicas desenvolvidas. Proveitoso é, ainda recomendar a outra prática interessante em Salvador, e que pode servir de experiência, onde os alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água. A experiência foi com material reciclado que contemplou tanto a aula de artes, como sustentabilidade.
Segundo o gestor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, as oficinas surgiram da necessidade de envolver os alunos e conscientizá-los da questão de sustentabilidade, uma pauta urgente da sociedade. “Não estamos preocupadas com o belo, mas com a possibilidade de preparar o homem para o mundo, desenvolver as habilidade dele, e mostrar que ele é capaz”, completou do gestor.
De acordo com, Secretaria da Educação Bahia governo Terra de todos,foi
uma decoração de Natal elaborada com material reciclado, deram uma aula de produção sustentável. Eles buscaram, no próprio bairro, a matéria-prima necessária para produzir os objetos que enfeitam a unidade escolar nos festejos de final de ano.
[...] São garrafas pet, caixas de papelão, cordas, barbantes, retalho de tecido, arame, metal e revistas transformadas em árvores de natal, anjos, presépios e guirlandas natalinas Tudo reutilizado numa decoração que conta com presépios em bis
[...]cuit e em cerâmica, além de guirlandas natalinas. Dentre as peças expostas, o presépio afro chama a atenção pela originalidade. Além de todos os componentes feitos de cerâmica, o presépio traz elementos da cultura afro e animais das faunas brasileira e africana.
Secretaria da Educação Bahia governo Terra de todos,<http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/7732 : Acesso em, 24/04/2014.
2 DESENVOLVIMENTO:
Conforme o texto pesquisado, cumpre observar que das 150 meninas, cerca de 90 eram alunas dos Colégios Estaduais São Cristóvão, José Ângelo Baggio Orso, Wilson Joffre e Horácio Ribeiro dos Reis. De igual forma o chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, professor Vander Piaia, e o técnico-pedagógico de Educação Física do Núcleo, professor Rui Antonio Cocco, prestigiaram o lançamento do projeto. Os jogos e danças vêm se desenvolvendo desde os primórdios dos tempos. Aqui no Brasil dentro da nossa história se destacam muitos autores como Darcy Ribeiro que explorou muito a questão da raça e cultura em seus livros .
O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.
Darcy Ribeiro
Essa mistura de raças torna a sociedade com um estranhamento cultural, com diferenças que hoje em dia, pode vir causar preconceitos. Brincadeiras e jogos unem jovens e crianças da mesma faixa etária onde pode haver a aceitação de um com o outro nas escolas.
Vendo as diferenças os alunos podem otimizar e viabilizar conhecimento e enxergar o mundo com outros olhos. Com isso a violência é diminuída, que em suas raízes aparece desde o período do colonialismo com o etnocentrismo europeu. O professor deve trabalhar na prática de suas disciplinas.
Por ser o Brasil tão rico com mistura de raças, índios, negros e brancos desde o descobrimento do Brasil é que torna transparente essas
...