A Biologia Celular
Por: Accelerator • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Página 1 de 2
- Bomba sódio potássio
A concentração de íons de potássio é mais concentrada no meio extracelular do que no meio intracelular, já a concentração de íons de sódio é mais concentrado no meio intracelular. Embora ocorra a difusão, essas concentrações são sempre mantidas enquanto a célula viver. A membrana bombeia os íons de potássio para o meio intracelular e íons de sódio para o meio extracelular. É contra o gradiente na concentração celular relacionada ao meio. Há o gasto energético por proteínas carregadoras na membrana. Por exemplo, nas membranas de células nervosas é também necessária pra as transmissões de impulsos nervosos.
Bomba de cálcio
Nesse processo, uma proteína que é responsável pelo transporte de determinadas substâncias que acabam transferindo energia para essas substâncias induzindo a irem contra o gradiente.
Os íons de cálcio no meio intracelular se encontram em baixa quantidade. Isso ocorre devido a bomba de cálcio presente no plasmodesma. Sua função é bombear o cálcio presente em pouca quantidade no meio intracelular para o meio extracelular. Isso facilita a saída do cálcio que estava no retículo sarcoplasmático que em seguida vai para o sarcoplasma que vai agir no processo de contração da fibra muscular. Para que os elementos da fibra muscular relaxem é necessária a remoção de íons de cálcio. - Ele faz a autofagia que consiste em que reciclar estruturas envelhecidas ou fora de suas necessidades para evitar o desperdício de recursos. Elas são recuperadas e utilizadas para edificar novas estruturas ou em novas moléculas.
Também faz a heterofagia, um processo no qual os lisossomos se unem com as vesículas que possuem material nutritivo envolvido por pinocitose ou fagocitose para que ocorra o processo a digestão celular, esse processo acontece na remodelação de tecidos ósseos e cartilagíneos - Devido a presença dos ribossomos presentes na superfície externa da membrana. Se há a presença dos ribossomos então será o retículo endoplasmático rugoso.
Sendo que ele é constituído por membranas achatadas enquanto o retículo endoplasmático liso é constituído por membranas tubulares.
Um exemplo de associação de retículo rugoso é o Complexo de Golgi, as proteínas produzidas nos ribossomos entram nas bolsas e deslocam se para o aparelho de Golgi , que por sua vez é responsável pelo empacotamento, transformação, armazenamento e saída de substâncias da célula.
Fonte:www.portalsaofrancisco.com
www.sobiologia.com
www.todabiologia.com
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com