A Biologia Molecular da Célula
Por: Ana Andrade • 25/5/2019 • Trabalho acadêmico • 670 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
Eucarionte Algas
Microplâncton
Prof. Manfred Kufmann
Biologia Molecular da Célula
2018
Trabalho realizado:
Ana Lúcia Andrade Gouveia
Nº 2020617
Introdução
Foi Victor Hensen quem criou a primeira definição da palavra plâncton, mas a definição mais usada é a de Ernst Haeckel que diz que o plâncton são todos os organismos derivados como plantas, animais e baterias. Plâncton é um dos grupos de organismos mais importantes, a sua principal responsabilidade é a produtividade primaria.
Microplâncton
Microplâncton é um conjunto de organismos planctónicos de menor tamanho (20-200 µm). O microplâncton é dividido em 2 grupos diatomáceas e dinoflagelados.
Diatomáceas ocorrem em zonas costeiras e alto mar com nutrientes inorgânicos, é um grupo q produz exoesqueleto. A sua característica morfológica é a parede celular impregnada de sílica envolvida por matéria orgânica (frústula) é dividida em 2 unidades chamadas de Tecas (são duas placas q se encaixam), a maior é chamada de Epiteca e a menor é chamada Hipoteca, cada uma delas é composta pela Valva e pelo Cíngulo. A frústula é ornamentada com poros, espinhos canais e faixas. Dentro das diatomáceas encontramos 2 ordens, as Pinuladas que são alongadas com simetria bilateral (espécies bentónicas) e as Céntricas com uma simetria radial, que pro vezes é menos obvia (ex.: Rhizosolenia)
Dinoflagelados encontram-se em zonas costeiras e em alto mar com nutrientes baixos e que com condições calmas, são 50% heterotróficos. Alguns dinoflagelados produzem esqueleto rígido celulósico.
As chamadas “mares vivas” são criadas por alguns dinoflagelados que provocam a descoloração da água.
Alguns dinoflagelados são endoparasitas de protozoários, crustáceos e peixes. São constituídos por 2 flagelos, um estende-se para o posterior da célula repousando no sulco longitudinal a sua superfície é lisa e poderá apresentar duas serie de mastigonemas, o outro flagelo estende-se transversalmente( tem um movimento rotativo) e esta localizado em um sulco, que poderá circular o corpo uma vez ou uma espiral com varias voltas, este flagelo tem uma fileira unilateral de mastigonemas que a sua função é o movimento de rotação e locomoção.
Ciguatera é uma toxina originada de diversas algas dinoflagelados. Esta toxina provoca intoxicação quando consumida. Muito peixes de regiões subtropicais e tropicais normalmente tem esta toxina no seu sistema devido a sua dieta.
[pic 2]
Figura 1 Legenda de uma diatomácea
[pic 3]
Figura 2 Rhizosolenia
Material e a preparação
- Microscópio
- Lamina e Lamelas
- 2 pipeta
- 2 frascos com água marinha, um com material vivo (colheita foi feita em 2018) e um com material morto (colheita foi feita em 2016)
Pegamos no frasco do material vivo e mexeu-se para que o material flutue para ser mais fácil com a pipeta o coletar, e colocamos a pipeta no fim do frasco (porque o material esta mais no fundo). Depois de ter o material na pipeta deita-se umas gostas na Lamina e coloca-se a Lamela logo de seguida, se a preparação tiver muito líquido absorve-se com um bocadinho de papel.
...