TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DECORRÊNCIA DO ACARO BRANCO

Por:   •  17/8/2018  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

DECORRENCIA DO ACARO BRANCO ( Polyphagotarsonemus latus)                                                  NO MAMOEIRO (Carica papaya)

RESUMO

A cultura do mamoeiro, Carica papaya L., é comumente atacada por um significativo número de insetos e ácaros, sendo a maioria, em condições normais, de importância secundária. Dentre as espécies de ocorrência mais freqüente e de maior estima para o mamoeiro, destaca-se como o principal invasor, o ácaro branco Polyphagotarsonemus latus . Entretanto, algumas espécies, mesmo consideradas importantes, têm-se apresentado em algumas regiões, raramente ou com certa freqüência, causando danos consideráveis à cultura. 
Os ácaros têm-se constituído no principal fator limitante para a cultura do mamoeiro, por apresentarem ampla distribuição geográfica e estarem disseminados em todas as regiões onde o mamoeiro é cultivado, causando sérios prejuízos à sua exploração. Alimentam-se de diferentes partes das plantas, causando deformações foliares, queda prematura de folhas, afetando o vigor das plantas, danificando os frutos e, conseqüentemente, reduzindo a produtividade (Santa Cecília & Reis, 1986; Oliveira, 1988).

INTRODUÇÃO

O acaro branco ou tropical (Genero Polyphagotarsonemus,espécie latus pertence a Ordem Acari e a Família Tarsonomidae), é uma praga que se adapta a todo o tipo de clima, incidindo em todas as regiões do país. Possui um ciclo de vida curto (3 a 5 dias). Desenvolvimento favorecido por temperaturas altas, baixa umidade relativa do ar, associadas à baixa luminosidade. Os ovos desse organismo são colocados isoladamente no lado oposto das folhas. Até 40 ovos por fêmea. Não tecem teia. Disseminação pelo vento e por partes vegetais infestadas. Podem ser dispersos também transportados por moscas brancas e pulgões.Partes mais afetadas são nas folhas,flores e frutos aos quais esse aracnídeo persistente ataca de forma brusca no período do crescimento vegetativo,na floração e frutificação, dissipando as plantações. A adubação nitrogenada usada em excesso pode danificar a parte baixa e mediana do fruto, além de contribuir para a interrupção do estágio de desenvolvimento dessa praga nas plantações.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), situada no município de Sooretama, região norte do Estado do Espírito Santo. Foram avaliadas dezoito famílias de meios-irmãos (FMI) da cultivar Rubi Incaper 511 e a própria como testemunha, selecionadas anteriormente por Melo et al. (2015). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com cinco repetições e nove plantas por parcela, todas úteis. Foram plantadas três mudas por cova e aos quatro meses realizada sexagem, de forma a manter na área experimental apenas plantas hermafroditas. Os tratos culturais foram realizados conforme recomendação para cultura.

O ambiente ideal para o desenvolvimento do Polyphagotarsonemus latus (ácaro-branco) ,são regiões com temperaturas de 22ºC a 25°C , umidade relativa do ar de 83% e precipitação de 5,6 mm (Saturnino.2015)

http://www.grupocultivar.com.br/artigos/acaro-controlado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com