A Didática implica um conjunto de determinações sociais devendo ser compreendida na sua totalidade
Por: IzequielAbudo • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 5.024 Visualizações
Izequiel Vasco Abudo
Trabalho de Didáctica Geral
Trabalho de carácter avaliativo da Cadeira de Didáctica Geral, no Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia, 2º Ano, IIº Semestre. Orientado pelo: dr. Celso Lobo |
Universidade Pedagógica
Nampula
2017
EXERCICIOS I DE DIDACTICA GERAL.
- Explique de que forma a temática de estudo da didáctica está vinculada com os objectivos políticos-pedagógicos.
A história da Didáctica está ligada ao aparecimento do ensino – no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências – como actividade planejada e intencional dedicada à instrução. A didáctica está vinculada com objectivos políticos - pedagógico, porque ela tem como estudo principal a relação entre ensino e aprendizagem do aluno através do professor e assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão política - social e técnica. Esta relação envolve todo um contexto social, pois cada aluno e cada professor é diferente, é uma pessoa que faz parte da sociedade, tem preferências, participa da comunidade ou não, possuem formas diversas, entre tantas outras diferenças existentes neste processo pedagógico escolar, traduz objectivos sociais e políticos em objectivos de ensino, selecciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e directrizes que iram regular a acção didáctica. Analisar o conjunto destes objectivos sócio-político e pedagógico faz parte de entender o processo social de ensino, pois são importantes no momento de compartilhamento do conhecimento.
A didáctica também participa em outros contextos em relações sociais, políticos, culturais, religiosos e pedagógicos e outras decisões didáctica analisando criteriosamente o conjunto de condições concretas que rodeiam cada situação.
- Explique porque se afirma haver uma unidade entre ensino e aprendizagem?
Afirma-se haver uma unidade entre ensino e aprendizagem porque o ensino é uma tarefa eminentemente social, pois a sociedade necessita do ensino e aprendizagem para a aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir (CHMITZ, E F op cit. Pg.53), para promover as gerações mais novas daqueles conhecimentos e habilidades que vão sendo acumuladas pela experiência social da humanidade. Ensinar é a actividade que tem por finalidade que o outro obtenha o conhecimento. Segundo Libâneo (1994, p. 90) “a relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende.” Ele mesmo concluiu que é algo bem diferente disso “é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a actividade dos alunos.” Portanto afirma-se haver essa unidade porque existem vários factores entre o ensino e aprendizagem que podem mudar a forma como é aplicado, como o nível de conhecimento dos alunos, o interesse dos professores e outros.
Dessa forma podemos perceber que o ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.
3. Comente a seguinte afirmação;
"Cada situação didáctica implica um conjunto de determinações sociais devendo ser compreendida na sua totalidade."
O processo de ensino e aprendizagem não acontece somente na escola, encontramos nas comunidades, na igreja, em casa, e nas instituições, por isso é tão complexo. Além de professores, alunos, conhecimento e aprendizado, existem factores sociais que fazem parte da escola. Segundo (LIBÂNEO, 1994) aprender é o processo de assimilação de qualquer forma de conhecimento, desde o mais simples onde a criança aprende a manipular os brinquedos, aprende a fazer contas, lidar com as coisas, nadar, andar de bicicleta etc., até processos mais complexos onde uma pessoa aprende a escolher uma profissão, lidar com as outras. O contexto social em que estão inseridos professores e alunos podem modificar, pois o modo como vive influência na forma de aprender. Cada individuo tem família, problemas pessoais, como doenças, envolvimento com drogas e outros que afectam a sociedade. Por isso a Didáctica deve estudar o processo social-político-pedagógico, o conteúdo, o ensino e aprendizagem, os alunos e professores, só assim poderá entender cada situação na sua totalidade.
EXERCICIOS II DE DIDACTICA GERAL
1. Após a leitura do tópico sobre a história da Didáctica, elaborar um resumo no qual as ideias dos pedagogos se relacionem com as tendências pedagógicas.
A Didáctica de ( Comênio) se assentava nos seguintes princípios:
A finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, pois é uma força poderosa de regeneração da vida humana. Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, porque todos ao realizarem sua própria natureza, realiza os desígnios de Deus. Portanto, a educação é um direito natural de todos.
Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características de idade e capacidade para o desenvolvimento. Consequentemente a tarefa principal da Didáctica é estudar essas características e os métodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas.
A didáctica é, ao mesmo tempo, processo e tratado: é tanto o acto de ensinar quanto a arte de ensinar. Salientou a importância da educação formal de crianças e preconizou a criação de escolas maternais, pois teriam, desde cedo, a oportunidade de adquirir as noções elementares do que deveriam aprofundar mais tarde. A educação deveria começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas por meio dos objectos seriam interiorizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão. Compreensão, retenção e práticas constituíam a base de seu método didáctico e, por eles, chegar-se-ia às três qualidades: erudição, virtude e religião, correspondendo às três faculdades necessárias - intelecto, vontade e memória.
...