A HISTOLOGIA NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM
Por: patriciafranke77 • 16/9/2021 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ-UNESPAR
CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HISTOLOGIA
NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM
Acadêmica: Patrícia Vanessa Franke do Prado
Professor: Clóvis Gurski
Biologia 2º vespertino
União da Vitória 01/10/2020
Dentre as estruturas que tem um papel importante no processo da aprendizagem a professora Carla Tieppo comentou a respeito das principais que sâo: sistema límbico, o hipocampo trabalha as emoções, o cerebelo é um monitor de erros, os núcleos da base que validam circuitos que o córtex está ativando e a amígdala.
Outras estruturas mencionadas nos vídeos são:
- Nerônios: a medida que acontecem alguns fenômenos chamado de PRINCIPIO DE HEBB a uma tendência de um neurônio se proximar dos outros ate aparecerem conexões entre eles. Para que uma sinapse se constitua requer tempo e necessário que o neurônio seja estimulado. Um único neurônio é capaz de fazer muitas conexões com outros neurônios. Temos 86 bilhões de neurônios no nosso encéfalo. Maior parte deles está concentrada no cerebelo e no córtex.
- Principio de Hebbe ou da Simultaneidade: se 2 neurônios em conexão são ativados varias vezes simultaneamente, mudanças metabólicas ocorrem nas sinapses e a eficiência da conexão e melhorada.
- Partes do neurônio: axônio leva a informação, dentritos são de vários tamanhos longos curtos.
- Existem áreas com maior concentração de axônios e outra de corpo e dentritas.
- Nosso encéfalo e gerificado porque temos uma grande concentração de neurônios, isso faz com que ele se dobre varias vezes.
- Lobo Frontal: é a parte mais anterior do cérebro, é responsável pelo fazer: como falar, caminhar, imaginar cenários.
- Lobo occipital: é a parte posterior é a área aonde sentimos, percebemos, identificamos
- Área primaria do córtex é a área onde chega ou sai informação
- Áreas secundarias estão próximas a áreas específicas do cérebro é onde ocorrem os fechamentos da informação como visuais, auditivos.
- Área terciaria do córtex: local onde unimos as informações provenientes de outras áreas como visão e audição. É aonde está a linguagem.
- Área límbica: processamento emocional. Qualifica o que é bom ou ruim e gera respostas como uma expressão facial, sentimentos. Processamento essencial do cérebro.
- Hipocampo praticamente é o único local do cérebro onde ocorre neurogenese, quando estimulado. Fica na parte interna do lobo occipital, faz parte do córtex, tem camadas de células com funções bem específicas. Elas atuam em consonância com áreas de córtex próximas a ele, ele irá formar circuitos de sustentação da memória, do conhecimento.
- Cortex cerebral: aonde são processadas as informações e são geradas respostas.
- Cerebelo: pequeno, como 2 bolas de bilhar, tem 60 bilhões de neurônios, ela e toda gerificada, tem o mesmo tipo de circuito em toda sua extensão, qualquer parte do córtex se conecta com ele, é como um agente processador da informação. Gera circuitos automatizados.
- Núcleos da base: validam circuitos que o córtex está ativando.
- Amígdala
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com