TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos processos biológicos na prática de atividade física.

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO FACULDADE

Biologia Humana

A importância dos processos biológicos na prática de atividade física.

Amanda Cristina Ribeiro

Victor Renzzo Denofrio

Luccas Antonio Niéro Justino

Henrique Cazonato Andreoli

2° Semestre

Educação Física (Bacharelado)

2017

A importância dos processos biológicos na prática de atividade física

A Biologia Celular, também conhecida como Citologia, é a parte da biologia responsável pelo estudo das células. As células são utilizadas para diferenciar o que possui e o que não possui vida, sendo assim, é um ramo da biologia muito importante. Além disso, é também uma estrutura importante e fundamental para qualquer ser humano.

As células são diferenciadas através de sua morfologia, cada uma delas é adaptada a sua função. As células, podem também ter sua forma influenciada por diversos fatores. Células vegetais tem formato anguloso graças à parede de celulose que elas possuem, já as células animais não tem uma parede celular, por conta disso são mais curvas.

Os seres vivos podem apresentar o corpo formados por uma ou mais células, sendo respectivamente chamados de unicelulares e pluricelulares. Quanto a estrutura, são classificados em eucariontes, onde apresentam células constituídas por três partes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo. E os procariontes, que não apresentam um núcleo típico e são representados por bactérias.

A célula eucariótica (apresenta membrana envolvendo seu núcleo) é constituída por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Assim, podendo afirmar que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. Isolada ou junto com outras células forma todo o ser vivo ou parte dele. Também tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução. Nelas existem biomoléculas como a água, lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos, as mesmas que são formadas por átomos de Hidrogênio, Carbono, Oxigênio e Nitrogênio.

“Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade ‘comunitária’, trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida. ”

Devemos destacar também, que a célula tem função primordial no nosso corpo, pois são as partículas, que tem por objetivo se adequar as necessidades do corpo, assim podendo se transformar em células que constituem os tecidos.

Textinho da biologia tecidual ( tecido epitelial, conjuntivo e muscular)

- possíveis diferenças étnicas raciais na constituição dos tecidos epiteliais, conjuntivo e muscular

Parte da musculação/ contração dos tecidos

a importância do metabolismo celular e a função dos tecidos na atividade descrita ( musculação)

Há também, o conhecimento sob as biomoléculas. Para quem pratica atividade física regularmente, o carboidrato é um dos nutrientes mais importantes na alimentação do praticante de atividade física. O motivo é que esse nutriente será responsável em aumentar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o treino e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós-treino. Uma segunda fonte de energia, assim como os carboidratos, são os lipídios, tendo como diferença, a reação de oxidação mais lenta.

Estudos mostram que uma dieta extremamente pobre em gorduras, diminui o desempenho nos exercícios, possivelmente devido à não recuperação desses estoques intramusculares de lipídios. Por outro lado, o consumo exagerado de gorduras está associado ao consumo de excesso de calorias e consequente aumento da quantidade de gordura do corpo, que é considerada um “peso morto” para os atletas. Sabendo disso, o consumo de gordura, é sim, importante para um bom rendimento dos exercícios, mas tendo em mente, que não se deve exagerar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com