A Pigmentação da Pele Negra
Por: Vitoriars13 • 7/3/2020 • Trabalho acadêmico • 884 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
Escola Estadual Walmir Almeida Costa
Trabalho de Biologia
RUBIM/ MG
2018
0
Escola Estadual Walmir Almeida Costa
Pigmentação da pele negra
Componentes: Rayane, Eliana, Vitória, Sheyla, Lorena, Rogério, Pablio, Rafael, Marcelo, Ana Carolina, Mailon, Carolina, Camila. Turma: 3º Ano/Fernando de Noronha
RUBIM/ MG
2018
1
As peles étnicas
As cores da vida devem-se a moléculas biologicamente complexas que, nos mamíferos, tem o nome de Melanina. Nos humanos, esse pigmento é en-contrado na pele, nos cabelos, nos olhos e nas membranas mucosas. Embora o número de melanócitos seja praticamente o mesmo, é a quantidade de mela-nina contida nessas células que faz as diferenças étnicas – o colorido da hu-manidade. A herança genética determina a produção e a qualidade de melani-na e, portanto, a cor e a tonalidade das diferentes etnias, cujas características podem ser resumidas em:
Tom de pele avermelhado: tem relação com a coloração/ pigmentação do sangue arterial.
Tom de pele amarelado: depósitos de pigmentos carotenoides e melânicos.
Tom de pele azulado: tem relação com a hemoglobina das veias.
Tom de pele castanho ou castanho avermelhado: maior presença do pig-mento melanina.
PELE NEGRA
Algumas características básicas da Pele Negra:
- As fibras elásticas e de colágeno são mais resistentes, daí a pele tem uma consistência mais firme e enrijecida.
- As glândulas sudoríparas são mais ativas e o conduto mais longo e largo, o que facilita a transpiração.
- O conteúdo de lipídios na epiderme é maior do que na pele bran-ca, o que dá maior coesão celular e menos permeabilidade da pe-le.
- O PH da pele negra é levemente mais ácido, combatendo melhor os microrganismos externos.
- Alta resistência elétrica, sugere que a epiderme seja menos hidra-tada que a da pele branca.
- Eritema mostra-se com coloração cinza, castanho escuro ou ne-gro. Na pele branca, o eritema é marrom avermelhado.
2
- Produção de vitamina D: Baixa, em comparação com as outras raças.
Melanina
A coloração normal da pele, dos pêlos e do olho se deve fundamental-mente à melanina, que é um pigmento acastanhado que aparece em negro quando mais concentrado.
Contribuem, no entanto, para a coloração da pele, pigmentos exógenos amarelos, que são os carotenóides e também o tom vermelho dado pela he-moglobina oxigenada nos capilares e a coloração azulada da hemoglobina re-duzida nas vênulas da derme. Quando acumulado mais profundamente na derme, o pigmento melânico pode aparecer com uma tonalidade azulada vista através da pele, como acontece com o nevus azul (pequena neoplasia benigna na pele).
[pic 1]
A coloração da pele humana é relacionada ao número, tamanho, tipo e distribuição de partículas citoplasmáticas pigmentadas, denominadas melanos-somas, que contêm um biocromo marrom, a melanina. Estas organelas especi-
3
alizadas são o produto de glândulas unicelulares exócrinas, os melanócitos, que são encontrados na membrana basal e projetam seus dendritos dentro da epiderme. Os melanócitos transferem os seus produtos (os melanossomas) para dentro dos ceratinócitos de tal maneira que eles se distribuem através de toda a epiderme pelo progressivo movimento para a superfície destes mesmos ceratinócitos.
Na epiderme humana, cada melanócito é associado com cerca de 36 ce-ratinócitos viáveis que transportam e, algumas vezes, degradam a melanina derivada de melanócitos. Os melanócitos e os ceratinócitos, juntamente, dão origem à denominada unidade de melanina epidérmica. A pigmentação da pele humana divide-se em dois componentes:
...