A Poética No Desenho Da Criança
Pesquisas Acadêmicas: A Poética No Desenho Da Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patyy2015 • 1/3/2015 • 859 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
O que a criança conta sobre o desenho
“ A Larissa (prima) esta fazendo “coco”, e chamando a Vovó para ir ao banheiro também, mas ai o lobo mau queria pegar ela, então ela chorou muito e ai a borboleta veio defender ela e jogou o lobo mau no rio para os tubarões comer ele (risadas). ”
Descrevendo
Esse desenho foi crido por Amanda Beatriz, 4 anos de idade que esta na pré-escola, e encontra se no período Pré-Operatório. Neste estagio a criança além da inteligência prática tem também a possibilidade de ter esquemas de ação interiorizados, chamados de esquemas representativas ou simbólicas, ou seja, esquemas que envolvem uma ideia preexistentes a respeito de algo, essa criança já adquiriu consciência de formas e da realidade e faz tentativas de representar figuras humanas e de animais desordenadas.
Analise do Aluno
Analisando o desenho da Amanda percebi que ela é bastante espontânea ao desenhar e ao falar sua expressão é de estrema alegria, pois ali ela colocou pra fora toda uma imaginação. Se deitou no chão, sobre a folha e os lápis e ficou em um mundo só dela.
Alem disso foi super autentica ao responder o que era cada coisa ali desenhada em um determinado momento perguntei para ela o que era ai veio a resposta “ ué você não ta que é uma borboleta não é ?” ali percebi que os ‘’rabiscos’’ dela era uma curiosidade colocada no papel, foi incrível perceber o quanto ela se desenvolveu, uma representação e intepletação do que ela vê do mundo a sua volta alem disso ta o tempo inteiro lembrando de pessoas do seu convívio.
Minha proposta de aula
Na minha proposta de aula é apresentar livros com historia e ilustrações, para que a criança possa se nutri de forma agradável e sem que seja influenciada pelas imagens contaminadas e sim pela imaginação e criatividade. Além disso a criança terá a oportunidade de conhecer novos materiais podendo ser uma aula bem dinâmica onde eles vêem os desenhos reproduzem o que imaginem, e criam conforme as ideias.
‘’ A criança não é nem antiga nem moderna, não está nem antes nem depois, mas agora, atual, presente. Seu tempo não é linear, nem evolutivo, nem genético nem dialético, nem sequer narrativo. A criança é um presente inatual, intempestivo, uma figura do acontecimento. E só a atenção ao acontecimento ,como o incompreensível e o imprevisível pode levar a pensar uma temporalidade descontinua”
Jorge Larrosa , Teoria e prática do ensino de arte (pag:86)
Boas idéias para a Arte
Uma ótima idéia para a Arte é deixar com que nossas crianças sejam livres para expressar sua criatividade e não que ela seja limitada a apenas pintar o que já esta pronto. Colocar o que sentir vontade no papel não ser questionado sobre o que desenhou nem ser
...