TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINTESE MERISTEMA

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

MERISTEMAS

O crescimento das plantas ocorre graças à existência de regiões especializadas que produzem novas células – os meristemas – que se localizam em regiões específicas no corpo do vegetal. As plantas continuam a crescer ao longo de todo seu ciclo de vida e o seu crescimento é resultante da atividade dos meristemas. Podem ser classificados de acordo com a localização no corpo do vegetal, sendo denominados apicais, intercalares e laterais, ou de acordo com o tempo de surgimento no corpo do vegetal, sendo denominados meristemas primários (apicais) e meristemas secundários (laterais).

Os meristemas apicais se originam no embrião das pteridófitas, das gimnospermas e das angiospermas e se autoperpetuam, mantendo-se na planta jovem e, depois na planta adulta, localizando-se nos ápices dos caules e das raízes, e nos ápices de suas ramificações. Estas regiões contêm os promeristemas – precursores dos tecidos meristemáticos primários do caule e da raiz. Esses precursores são os meristemas apicais: procâmbio (precursor dos tecidos vasculares), meristema fundamental (responsável pela formação dos tecidos do córtex e da medula do caule) e protoderme (precursora da epiderme), os quais vão formar o corpo primário da planta.

Os meristemas laterais mais importantes são o câmbio vascular e o câmbio da casca (felogênio). Estes meristemas surgem lateralmente em relação ao eixo da raiz e do caule, em regiões que já passaram pelo crescimento primário. Eles são responsáveis pelo crescimento secundário do vegetal (crescimento em espessura).

O câmbio vascular surge no cilindro vascular primário do caule e das raízes. O câmbio vascular apresenta dois tipos de células iniciais, as fusiformes (formato alongado, acompanhando o maior eixo do órgão, e extremidades afiladas) e as radiais (formato alongado no sentido radial). As iniciais fusiformes e suas derivadas originam o sistema axial, e as iniciais radiais e suas derivadas constituem os sistemas radiais.

O felogênio forma a periderme, a qual substitui a epiderme nos caules e raízes com crescimento secundário. O felogênio apresenta um só tipo de célula inicial: uma faixa estratificada quase contínua na circunferência do órgão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com