A Segurança do Trabalho
Seminário: A Segurança do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hayme • 11/9/2013 • Seminário • 550 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
A Segurança do Trabalho tem o seu trabalho regido por normas e leis. No Brasil, a legislação é composta pelas Normas Regulamentadoras, leis complementares, assim como portarias, decretos e convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que foram ratificadas pelo país. A constituição de uma equipe de Segurança do Trabalho em uma empresa é exigida por lei e permite a organização, aumento de produtividade e da qualidade do que é oferecido ou servido, além de melhorar as relações humanas no ambiente de trabalho.
O acidente de trabalho é caracterizado por ser aquele que ocorre durante a realização do trabalho e quando o trabalhador está a serviço da empresa e então é acometido por uma lesão corporal ou perturbação de função que pode ser letal, ou causar perda ou diminuição da capacidade de trabalhar. Os acidente que ocorrem quando se presta serviços por ordem da empresa fora do local de trabalha, quando o trabalhador estiver viajando com a empresa, no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa ou então doenças que são causadas por condições de trabalho ou provocadas pelo tipo de trabalho.
Acidentes de trabalho acontecem ou por ato inseguro ou condição insegura. O primeiro é um ato consciente que foge às normas de segurança como subir em um telhado sem cinto de segurança para prevenir quedas, ligar com as mãos molhadas um aparelho elétrico na tomada ou dirigir em velocidades altas. A última é uma condição ambiental que traz perigo ou risco ao trabalhador como a instalação de eletricidade com fios que não estejam encapados, usar máquinas em estado de manutenção precário ou trabalhar em andaime de obras de construção civil que não são feitos com materiais adequados. Ao eliminar essas duas opções, se reduz tanto os acidentes como as doenças e essa é a função da Segurança do Trabalho.
O profissional da área pode atuar em diversos segmentos da sociedade onde hajam trabalhadores exercendo suas funções. Lugares comuns para a atuação são na construção civil, hospitais, fábrica de alimentos, indústrias, empresas comerciais, mineradoras, empresas agroindustriais, entre outras. O profissional vai atuar de acordo com a formação que lê tenha. O campo é bem grande. O engenheiro e o técnico trabalham em empresas para organizar programas preventivos, na orientação da CIPA, assim como mostrar aos trabalhadores como se usa os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Também pode elaborar planos para previr riscos ambientai, assim como realizar inspeções de segurança, escrever laudos técnicos, organizar palestras e fazer treinamentos. Eles podem também colocar em prática programas ambientais e ecológicos. Já o médico e o enfermeiro vão trabalhar na prevenção de doenças, fazendo consultas, aplicando vacinas, atuando no tratamento de feridos, realizando os exames de admissão e os periódicos também.
Em relação ao trabalho específico do Técnico de Segurança do Trabalho, ele tem as seguintes funções: inspecionar locais, instalações e equipamentos, observando condições de trabalho na intenção de determinar fatores de risco e acidentes, estabelecendo normas e dispositivos de segurança, e sugerindo modificações eventuais em equipamentos e instalações e verificando a observância, de tal modo a prevenir acidentes;
...