A Segurança na Agroindústria
Por: tri260107 • 1/8/2022 • Trabalho acadêmico • 3.338 Palavras (14 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
PROGRAMAS DE ESPECIALIZAÇÃO
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
SEGURANÇA NA AGROINDÚSTRIA
VOLTA REDONDA – RJ
2012
SEGURANÇA NA AGROINDÚSTRIA
Trabalho do módulo Prevenção e Controle de Riscos apresentado no curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, no Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA, Campus Tangerinal.
VOLTA REDONDA - RJ
2012
INTRODUÇÃO
Os poucos dados e estudos existentes apontam para uma situação preocupante, com relação aos riscos de acidentes envolvidos nas lidas da agricultura, em função de vários fatores, dentre os quais a mecanização e automação do trabalho rural, a utilização de transporte automotivo, utilização de insumos químicos, ferramentas e equipamentos inadequadas, o trato com os animais de criação, dentre outros. Ressalte-se ainda que menos da metade dos trabalhadores da agricultura que sofrem acidentes procuram tratamento, e destes apenas a metade procuram o atendimento nos postos de saúde, indicando a existência de problemas na estrutura assistencial e sub-registro dos acidentes, o que leva os mesmos a possivelmente não usufruir dos benefícios previdenciários.
A agricultura constitui-se em um setor da economia de grande importância para a humanidade, e dentro dele a agricultura familiar vem ocupando um importante papel social. Reconhecidamente a agricultura familiar é considerada de importância na absorção de mão de obra e na produção de alimentos, quer para o consumo interno nacional, como para o autoconsumo dessa parcela populacional, registrando-se, entretanto a necessidade de pesquisas que levem ao incremento da produtividade e do desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas ao setor.
A produção familiar além de fonte de recursos para famílias de menor renda atua como atenuador da migração para as áreas urbanas, além de contribuir de forma consistente para a geração de riqueza, considerando todo o incremento que gera nos vários setores da economia do país, devido não apenas a produção do setor mais a todas as relações com os demais setores da economia.
Na medida em que se pretende ampliar o conceito de desenvolvimento sustentável relacionado à agricultura familiar, além do caráter social já bastante evidente, passa a ter que incorporar a questão econômica, a educação, a saúde e o meio ambiente direcionado as necessidades dos que constituem esse extrato social.
Apesar da existência de norma específica para o trabalho rural assalariado (Norma Regulamentadora do Trabalho Rural- NR- 31), registre-se que a mesma não contempla a relação de trabalho existente no âmbito familiar, desconhecendo-se a incidência e a prevalência da ocorrência de acidentes e doenças do trabalho, bem como, dos procedimentos que visem à melhoria das condições e dos ambientes de trabalho, na agricultura familiar.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo, em questão, a identificação de Empresa do setor da agroindústria, para através de dados coletados por intermédio de visita técnica, bem como fotografias, criando check-list para inspeção da empresa contendo todos os requisitos dos subitens a 31.6; 31.7; 31.8; 31.12; 31.14 e 31.20.
EMPRESA
NOME FANTASIA:
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Produção de Banana Passa
LOCALIZAÇÃO:
ÁREA PLANTADA:
- 10.000 m²
TRABALHADORES:
- 4 (Quatro)
CNAE:
- Empresa familiar, não possui CNAE.
Atividades desenvolvidas antes do processamento
- Capina química realizada com a pulverização de ROUNDUP, herbicida cuja base é o glifosato. Estudos indicam que mesmo em pequenas quantidades o produto pode ser nocivo à saúde humana.
- Aração e Gradagem, fazendo o uso de Micro Trator.
- Preparo do solo: Calagem e Adubação das mudas.
- Aplicação de defensivos agrícolas para a proteção contra pragas.
- Colheita das Bananas
[pic 2]
- Encaminhamento da Banana para processamento
[pic 3]
- Produção de banana-passa
No processo de produção da banana-passa, usa-se a banana prata e ouro.
- Recepção, seleção e classificação
As bananas chegam à plataforma de recepção da indústria, em caixas, para facilitar a sua pesagem. Por meio da observação visual, separa-se o produto em lotes classificados de acordo com o ponto de maturação.
Lavagem
As bananas passam por três estágios de lavagem. Na primeira lavagem, a concentração de cloro ideal é de 50 mg/l e o tempo de imersão de 30 min. No segundo tanque, retiram-se as impurezas presentes nas bananas, com água tratada em uma concentração de cloro de 20 mg/l, durante 10 min. No terceiro estágio, as bananas já devem ser despencadas, sem a adição de cloro complementar.
No momento da vistoria não aconteceram estas lavagens.
Descascamento
As bananas maduras são dispostas em caixas plásticas devidamente higienizadas. Em seguida, são descascadas manualmente, retirando-se as partes estragadas e escurecidas com facas de aço inoxidável. Por fim, são colocadas em bacias para aguardarem a retirada do mesocarpo que é aquela fina película que recobre a banana. Caso ele não seja retirado, o produto final ficará esbranquiçado. Tudo é feito, colocando-se as bananas em uma vasilha com água a 75ºC por 2 min. Por fim, todas são lavadas em água à temperatura ambiente.
...