Texto 2 - A Atividade de mkt na Indústria de Eventos - p. 51 a 78
Por: Emannuel Bittencourt • 30/6/2015 • Artigo • 440 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
O Trilhando Novos Caminhos foi um projeto de qualificação profissional na área de turismo que visa à inclusão social de jovens de 17 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes na Zona Leste e região Central de São Paulo. Foi realizado na Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados, Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci, São Paulo. Este surgiu da nova demanda de mão de obra qualificada para atender os turistas e com intuito de combater a exploração sexual de jovens e adolescentes. O IDORT em parceria com a SMPP da Prefeitura de São Paulo executou o projeto a partir de janeiro de 2012.
Com o objetivo de inserir os jovens participantes do projeto no mercado de trabalho, a fim de não somente contribuir para o desenvolvimento profissional desses jovens, mas também qualificar a mão de obra, criar uma responsabilidade social empresarial, proporcionar um acompanhamento psicossocial e técnico, uma atualização profissional e uma contextualização turística.
As aulas ofereceram uma qualificação profissional nas áreas de Introdução Básica a Gastronomia e Garçom/Garçonete. Os alunos tiveram direito a 140 horas de aulas totalmente gratuitas, material didático, vale-transporte e vale-alimentação.
A divulgação foi realizada por meio do Jornal Amarelinho, Jornal Colorido, site do IDORT, mural dos Telecentros, redes sociais: Twitter, Facebook IDORT e Facebook Trilhando Novos Caminhos. Porém, o meio de divulgação que mais trouxe retorno foi o Jornal Amarelinho, o qual circulando semanalmente atingiu o público alvo do projeto. Foram realizadas 534 inscrições por meio do preenchimento de uma ficha disponível no site www.idort.com e nas unidades parceiras. Após isso, 225 jovens foram convocados para uma seleção e foi realizada uma pré-triagem, 200 deles continuaram no processo e participaram de uma dinâmica em grupo, a qual avaliava a redação, a facilidade de trabalhar em equipe e as habilidades de comunicação. Assim, 80 jovens foram convocados para as entrevistas individuais e por fim, 50 foram selecionados para as vagas. Destes 50 alunos selecionados, 11 desistiram dos cursos por motivos pessoais, 22 se formaram em Introdução Básica a Gastronomia e 17 como Garçom/Garçonete, ou seja, houveram 39 alunos formados e qualificados.
O objetivo do projeto foi alcançado e com sucesso. Foram oferecidas 14 vagas de estágios para os jovens na Rede Accor, 3 no SP Pestana Hotel e mais de 22 vagas de estágios foram preenchidas em restaurantes através da Mapa Assessoria. Hoje temos 5 jovens da turma de Garçom e 12 da turma de Gastronomia trabalhando registrados em regime CLT e 1 aluno aprendiz.
Por fim, o IDORT, patrocinador do projeto, obteve êxito na realização do mesmo e pretende dar continuidade a esta iniciativa para ajudar mais jovens a serem incluídos na sociedade por meio do mercado de trabalho.
...