A Teoria celular
Por: limajrened1253 • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 761 Visualizações
A teoria celular
Em 1665 o cientista inglês Robert Hooke informou que observou pequenas cavidades de cortiça com microscópio rudimentar e as nomeou de células. Porem observou apenas os esqueletos das paredes celulares de células mortas e não chegou a descobrir a complexidade dessa estrutura. Na década de 1670 o microscopista holandês Anton Van Leeuwenhoek construía seus próprios microscópios com eles que observou a células vivas e descreveu a forma de bactéria, glóbulos vermelho do sangue e espermatozóide. Porém os glóbulos vermelhos não foram considerados como células pois pareciam deficientes de compartimentos básicos.
Nos anos de 1838 e 1839 o botânico Mathias Shleiden e o zoólogo Theodor Schawnn, estabeleceram a base da conhecida teoria celular. O primeiro descobriu que todas as plantas estão formadas por células. O segundo descobriu que todos os animais são formados por células. Até que em 1858, outro biologista alemão Rudolf Virchov afirmou e definiu que todas as células se originam da reprodução de outras células pré-existentes, ocorrendo assim, a transmissão de material genético.
Rebateu o que houve com experimento de Pasteur quando deduziu que os seres vivos provêem de outros anteriores. Confirmou-se também a partir dele que não existe a teoria da geração espontânea de células. As células são constituídas de DNA que transmitem as características hereditárias e genéticas por processo de reprodução e divisão celular das células-mães que produzem células-filhas.
Depois de cem anos e meio do aparecimento da célula é que a Teoria Celular foi introduzida. Diversos cientistas já estudavam para entender a estrutura e o funcionamento da célula, desenvolvendo conhecimentos que foram fundamentais para a Biologia, mais especificamente a área da Citologia que estuda a estrutura, as funções e o desenvolvimento celular.
Todos seres vivos são constituídos de células. Alguns contem somente uma célula sendo unicelular, e outros por várias células sendo pluricelular. Têm como funções estruturar, realizar atividade metabólica e transmitir informações genéticas. A atividade celular controla a energia obtida, convertida, armazenada e aplicada para o funcionamento do organismo
Os vírus são os únicos organismos vivos acelulares que não são compostos por células. Por isso não estão classificado como membro de nenhum dos reinos Plantae, Animallia, Protista, Fungi ou Monera. Eles são organismos constituídos por material genético coberto por uma cápsula protéica, e precisam se parasitar numa célula para garantir sua sobrevivência e se reproduzir.
Referências
JOHNSON, Albert.RAFF, Lewis. WALTER, Roberts. Traduzido por LEIGA, Ana Beatriz Gorini da. Biologia Molecular da Célula. Porto Alegre: Atmed,2004.
KARP, Gerald.Traduzido por: CESARIO, Maria Dalva. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. São Paulo: Manole, 2005.
...