A Valorização Da Arte No Ensino Médio
Ensaios: A Valorização Da Arte No Ensino Médio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ca17 • 30/4/2014 • 9.715 Palavras (39 Páginas) • 490 Visualizações
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA - FGF
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NA ÁREA DE LICENCIATURA EM ARTE E EDUCAÇÃO
A VALORIZAÇÃO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO
CASSIANA MEYER DE MATOS
FORTALEZA-CE
2013
CASSIANA MEYER DE MATOS
A VALORIZAÇÃO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO
Monografia apresentada ao Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes na Área de Licenciatura em Arte Educação, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, como requisito necessário à obtenção do título de Licenciado em Arte e Educação.
Orientadora de normas técnicas: Profª. Ms. Aleksandra Previtalli Furquim Pereira.
FORTALEZA-CE
2013
Monografia apresentada como requisito necessário para a obtenção do grau de Licenciatura em Arte-Educação ao Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF.
______________________________________________
Cassiana Meyer de Matos
______________________________________________
Profª. Ms. Aleksandra Previtalli Furquim Pereira
Orientadora
_______________________________________________
Profª. Ms Marina Afibadel Barrozo
Coordenadora do Curso
Monografia Aprovada em _____ / ___________/_______.
Conceito obtido: _________________________________
Dedico este trabalho à minha família, que sempre me apoiou nas horas difíceis e compartilhou comigo as alegrias.
AGRADECIMENTOS
Minha gratidão, em primeiro lugar, a Deus, por estar comigo em todos os momentos e iluminando-me, sendo meu refúgio e fortaleza nos momentos mais difíceis. A ele, minha eterna gratidão.
Agradeço, especialmente, à minha família, pelo apoio para que eu concretizasse essa pesquisa: que esteve sempre ao meu lado, entendendo-me nos momentos de ausência, dando-me apoio e carinho.
Agradeço a todos os professores que me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los, principalmente a professora mestre Aleksandra Previtalli Furquim Pereira, minha “orientadora”, que me possibilitou “aprendizagens únicas”, por meio do grande incentivo e orientação que me foram concedidos durante essa jornada.
Ao Colégio Estadual Izolda Rizato Liutti do município de Indianópolis, Estado do Paraná-PR, aos alunos e professores, e a todos os que fazem parte desta instituição de ensino.
Registro, ainda, meus agradecimentos a todos os que compartilharam o trilhar de mais esse caminho percorrido, contribuindo, direta e indiretamente, para que eu realizasse esta pesquisa, auxiliando-me e dando-me forças nos momentos em que mais precisei.
A todos vocês o meu muito obrigado!
A arte contribui muito para desenvolver o sentido de cidadania.
Se você conhece culturalmente o seu país, você tem mais
chance de respeitá-lo, e isso para mim é cidadania.
(Ana Mae Barbosa)
RESUMO
O presente trabalho é um estudo sobre a valorização da Arte na aprendizagem do aluno no ensino médio. Trata de investigar a importância do ensino de Arte no desenvolvimento dos alunos, tendo como especificidades a importância das aulas de Arte na formação dos mesmos. O local da pesquisa é o Colégio Estadual Izolda Rizato Liutti no município de Indianópolis, Estado do Paraná-PR, e os sujeitos são os alunos da referida escola. Elaborou-se uma pesquisa de natureza qualitativa cuja metodologia é a pesquisa bibliográfica onde os dados foram coletados principalmente em livros, artigos e em outros trabalhos acadêmicos que abordam informações sobre o tema em questão. As concepções deparadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN’s, bem como as concepções dos professores de Arte, foram de grande valia para o desenvolvimento deste trabalho. Constata-se que as informações que fundamentam a defesa da utilização da Arte na educação de alunos, contribuem para o processo ensino-aprendizagem do ambiente educativo. É importante que educadores e alunos compreendam o sentido do fazer artístico, ou seja, entender que as experiências de desenhar, pintar, cantar, executar
...