A Varinha Mágica
Por: Bombom01 • 21/6/2018 • Relatório de pesquisa • 360 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
A varinha mágica, nada mais é que um experimento, que no qual foi realizado por nós alunos de Ciências Biológicas, com ajuda da Profª Ana Caroline S e apresentado para algumas classes do período noturno, da Escola Euphly de Jales.
O intuito era mostrar que não precisamos necessariamente de uma caixinha de fósforo ou um isqueiro para ocorrer uma combustão, ou seja, o fogo.
Por volta de 7 mil anos atrás AC, foi descoberto uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira, mas no nosso caso utilizamos a nossa querida Química.
E para isso usamos o Permanganato de Potássio (KMnO4) e o Ácido sulfúrico para a ocorrência do experimento, pois quando ambos si misturam, ocorre uma reação de Oxido redução, que é a liberação de muito calor, e com o contato de uma substância, acontece uma combustão.
Este experimento teve como objetivo, a visualização da transformação de uma reação química e também de alguma forma, transmitir conhecimentos para os demais alunos.
No entanto, os materiais utilizados para o experimento, foi:
- Permanganato de potássio
- Ácido Sulfúrico
- Álcool
- Algodão
- Agua
- 1 Tripé
- 1 Tela de amianto
- 1 Bastão de Vidro
- 2 Cadinhos
- 1 Pilão
- Toalha de papel
Procedimento Experimental:
Forramos a toalha de papel sobre a mesa, e nela colocamos o tripé, e sob o tripé havia a tela de amianto.
Do lado tínhamos os dois cadinhos, e em cada um deles continham um pouco de Ácido Sulfúrico e no outro o Permanganato de Potássio.
O pilão foi utilizado para triturar bem o Permanganato de potássio, e a água para apagar o fogo e lavar o bastão de vidro.
Em seguida, foram separados ‘’rolinhos’’ de algodão molhado com álcool, e logo após colocado sobre a tela de amianto.
Na ponta do bastão de vidro havia a mistura do Permanganato e do Ácido, e um simples toque no algodão, acontecia a “Mágica”, ou seja,
O experimento foi bem sucedido, pois ocorreu exatamente da forma que esperávamos, porém, nosso grupo chegou em uma conclusão de que por mais que o fogo chamasse atenção dos alunos, havia um pouco de desinteresse na parte da explicação para alguns que assistiam.
...