O Experimento Varinha Magica
Por: 240501 • 30/1/2021 • Relatório de pesquisa • 863 Palavras (4 Páginas) • 638 Visualizações
Respostas:
1) Neste experimento foi utilizado três vidro de relógio, um bastão de vidro, permanganato de potássio que possui uma coloração roxa, o etanol, algodão e o ácido sulfúrico que é uma substancia muito forte de característica desidratante, que reage de forma vigorosa com matéria orgânica. Inicialmente foi pego um tufo de algodão e colocado num vidro de relógio e com o auxílio de um conta gotas foi colocado um pouco de ácido sulfúrico no algodão que com o tempo foi se decompondo lentamente.
Em outro vidro de relógio com o auxílio do conta gotas foi colocado um pouco de ácido sulfúrico e um pouco de permanganato de potássio que tem a coloração roxa, com o auxílio do bastão de vidro foi misturando as substancias com isso a coloração da substancia foi mudando foi ficando viscosa e esverdeada, está ocorrendo uma reação química pois o ácido é incolor e o permanganato é de coloração roxa e juntando os dois ocorre uma mudança de cor no experimento.
Em um terceiro vidro de relógio foi colocado um pouco de etanol e com o bastão de vidro misturando na substancia que se formou no segundo sistema chamada de hIptôxido de dimanganês foi colocado no sistema 3 no bastão havia resido da substancia do sistema dois e quando o hiptôxido de dimanganês entra em contato com o etanol ocorreu uma combustão da matéria orgânica (Etanol) e o etanol reagiu com o oxigênio atmosférico pois a substancia do sistema dois não é suficiente para consumi todo o etanol.
Em um quarto sistema foi pego um tufo de algodão e colocado dentro do vidro de relógio que foi usado para a combustão do etanol no sistema 3 e com o auxílio do bastão de vidro com resíduos da substancia do sistema 2 foi colocado encima do algodão que deu umas faíscas mais como tinha pouca substancias não deu uma reação grande ai foi pego o algodão e colocado direto no vidro de relógio do sistema dois fazendo com que o algodão entra-se em chamas, isso ocorre porque o permanganato de potássio desloca o hidrogênio do ácido sulfúrico, a energia liberada por essa reação se dá através dos rompimentos das ligações químicas das substancias. Devido a isso podemos visualizar um fenômeno químico (transformação de matérias) evidenciado pela mudança de coloração dos componentes misturados.
2) Sistema 1: Algodão + Ácido Sulfúrico (Celulose +H2SO4)
Sistema 2: Permanganato de Potássio + Ácido Sulfúrico (KMnO4 + H2SO4)
Sistema 3: Etanol (C2H5OH) + Hiptóxito de dimanganês
Sistema 4: Hiptóxito de dimanganês + Algodão (Celulose)
3) Sistema 1; reagente: Celulose + H2SO4
Sistema 2; reagente: Ácido sulfúrico (H2SO4) + KMnO4
Sistema 3; reagente: Etanol (C2H5OH) + Hiptóxito de dimanganês (Mn2O7)
Sistema 4; reagente: Algodão + Hiptóxito de dimanganês
4) Sistema 1; produto; Carbono + H2O+H2SO4
Sistema 2; produto; Mn2O7+K2SO4+H20
Sistema 3; produto; Gás carbônico+ água
Sistema 4; produto; Gás carbônico +Água
5) O ácido sulfúrico é liquido e incolor, é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H+, ou mais corretamente o cátion hidrônio, H3O+
O etanol é um composto leve, fácil de ser obtido e que se mistura facilmente com água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13 ºC. Em seu estado puro, o álcool é altamente tóxico, já em misturas de baixo teor ele pode ser ingerido pelo ser humano de forma moderada.
...