A metodologia de Carl Orff e sua aplicação na sala de aula
Artigo: A metodologia de Carl Orff e sua aplicação na sala de aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandrini • 5/3/2014 • Artigo • 446 Palavras (2 Páginas) • 3.592 Visualizações
A metodologia de Carll Orff e sua aplicação em sala de aula
O alemão Carl Orff foi um dos compositores mais destacados do século XX. Porém, a sua maior contribuição se situa na área da pedagogia musical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até 1982.
Em seu método, conhecido e praticado em todo mundo, sendo o mais difundido na França, Orff propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual "o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a ideia de "música elementar". Como descrito por Pignatari, este método de auto-descoberta musical incentiva os jovens a fazer sua própria música, a improvisar e a desenvolver composições próprias, pois a música precisava ser desenvolvida pelos próprios executantes. Desta forma, a improvisação é o elemento fundamental da metodologia, onde assumem importante papel as atividades de eco, que se dá a partir da repetição do que se ouviu, e pergunta e resposta, que se trata de improvisar um segmento musical depois de ouvido um estímulo.
Na implementação do método de Orff, as crianças desde os primeiros estágios praticam o fazer musical, tendo contato ativo com diversos instrumentos, e a liberdade de improvisar. O instrumental Orff, como é chamado, é como um grande conjunto de percussão, cordas e flautas doces. É composto por uma família de xilofones, uma família de metalofones, tambores, pratos, platinelas, pandeiros, maracas e outros instrumentos de percussão pequenos, além de violas de gamba e flautas doces. O instrumental permite uma massa sonora importante, com timbres diversificados, o que faz que as crianças entrem em contato com princípios básicos de combinação de timbres, a partir da experimentação. Nenhum conhecimento de Orff oferecia como técnica ou teoria, ao invés disso, ao contrário, todo conhecimento provinha da experiência. As crianças começam imitando e repetindo, depois são levadas a reagir a um estímulo, contrapondo a ele outro, semelhante ou contrastante, e finalmente a improvisar livremente (Fonterrada 2005).
A partir das colocações acima, pode-se concluir que esta é uma metodologia comprovadamente aplicável na prática, a ser implementada em sala de aula mediante a utilização do instrumental correto, conduzido por um profissional capacitado, onde os resultados do trabalho focam na expressão e não no conhecimento técnico que surge posteriormente. Certamente, através da mesma, consegue-se abranger a participação da classe mesmo que os alunos não tenham inicialmente interesse pela musica.
...