A ÁGUA E PROTEÍNAS
Por: Giuseppearmando Dias • 27/4/2018 • Seminário • 930 Palavras (4 Páginas) • 550 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ
CYNTHIA HELENA DE ASSIS BATISTA
GIUSEPPE ARMANDO CORRÊA DIAS
JOSÉ ADRIANO LOURO DE OLIVEIRA
LUANA CRISTINA PEREIRA BARBOSA
VICTÓRIO AUGUSTO DO CARMO COSTA
ÁGUA E PROTEÍNAS
MACAPÁ
2017
CYNTHIA HELENA DE ASSIS BATISTA
GIUSEPPE ARMANDO CORRÊA DIAS
JOSÉ ADRIANO LOURO DE OLIVEIRA
LUANA CRISTINA PEREIRA BARBOSA
VICTÓRIO AUGUSTO DO CARMO COSTA
ÁGUA E PROTEÍNAS
Trabalho apresentado a disciplina de Biologia do 1º ano do curso de Química do Campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, como requisito parcial para a avaliação do 1º bimestre letivo.
MACAPÁ
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 ÁGUA: 3
2.2 Proteínas: 3
REFERÊNCIAS 4
- 1 INTRODUÇÃO
A água e a proteína são as substâncias inorgânica e orgânica em maior abundancia na célula. Ambas têm funções extremamente importantes para o organismo. A água faz-se presente em mais de 60% da célula e a proteínas de 10% a 20% da célula.
A água encarrega-se do transporte de substâncias, do funcionamento das reações químicas através da facilitação que uma substância tem de ligar-se a outra substância em meio aquoso e regulando a temperatura corporal à temperatura ambiente para que as reações químicas ocorram de forma correta.
E, as proteínas participam do suporte mecânico e dos mecanismos de defesa, transmitem impulsos nervosos, atuam como transportadoras, catalizadoras e armazenadoras de outras moléculas, comandam o crescimento e diferenciação, e geram fluidez.
As proteínas são polímeros formados por apenas 20 tipos de aminoácidos diferentes. E como as proteínas são constituídas por centenas de aminoácidos, se considerarmos formações hipotéticas das proteínas, podemos conseguir substâncias diferentes.[pic 2]
- 2 DESENVOLVIMENTO
- 2.1 ÁGUA:
A água é a substância em maior porcentagem no corpo celular, constituindo mais de 60% da célula. Ela tem três funções primárias, a de facilitar as reações químicas necessárias para o desenvolvimento das funções da célula, bem como regularizar a temperatura corporal (utilizar as glândulas sudoríparas para regularizar o calor) para melhor funcionamento das reações químicas e transportar elementos químicos para a célula (o transporte de dos monossacarídeos para dentro da célula).
De acordo com a capacidade de dissolução de uma substância na água, as substâncias são divididas em dois, hidrofílicas, as que dissolvem-se na água, e hidrofóbicas, as que não dissolvem-se na água.
- 2.2 Proteínas:
Sendo a substância orgânica em maior abundância, as proteínas contém de 10% a 20% da massa celular, elas compõem a parede celular. As mesmas podem desempenhar múltiplas funcionalidades, estruturais e dinâmicas, constituir as estruturas de sustentação, o citoesqueleto, transportar moléculas diferentes (transporte de oxigênio por hemoglobina), participar dos sistema imunológico (combate a infecções bacterianas e virais), do controle metabólico, ser responsável pelos mecanismos de contração (actina e miosina são importantes proteínas que são responsáveis pela contração muscular) e participar da maioria dos processos biológicos (por uma parcela das proteínas serem enzimas, catalizadores de diversas reações químicas ocorrentes nos seres).
...