ANATOMIA HUMANA, BRAÇO ANTEBRAÇO E MÃO
Por: zylove • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.770 Palavras (8 Páginas) • 382 Visualizações
IFRO – CAMPUS ARIQUEMES, CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (08º PERÍODO) 12/08/2015.
ATIVIDADES DE PALEONTOLOGIA – INTRODUÇÃO.
ALUNA: ______________________________________________________________________.
Atividades.
01- Qual é o objeto de estudo da paleontologia? Qual é a importância desta ciência para Biologia?
R: O objeto de estudo da Paleontologia é a Biodiversidade focada nos fosseis. Por meio dela busca entender como era a distribuição e interação entre organismos extintos, descrevendo espécies fósseis de maneira organizada seguindo a regras da sistemática taxonômica e principalmente a filogenia. De grande importância para a Biologia, pois, viabilizam uma compreensão integrada dos eventos e fenômenos que possibilitaram as transformações ambientais e da biota durante a história geológica do nosso planeta.
02- Caracterize um fóssil e um subfossil!
R: Organismos com mais de 11.000 anos é considerado fóssil e com menos de 11.000 anos é subfossil.
03- Comente a frase: “Os paleontólogos são os profissionais que vivem do estudo dos fosseis”?
R: Os paleontólogos estudam não só os fosseis, mas também os icnófosseis, que são organismos vivos que não passaram pelo processo de fossilização. Com isso tentam especificar o desaparecimento e a relação de determinadas espécies de animais extintos, dentre outros.
04- Qual é o objeto de estudo dos: Paleobotânicas, paleontologistas de vertebrados, paleontologistas dos invertebrados, Micropeleontologistas, Paleoicnologistas, paleocologia, tafonomia e sistemática?
R: Paleobotânicos: Plantas (Estuda as plantas fósseis de um modo geral. Na maioria das vezes apenas uma parte da planta fica preservada, acarretando novas especializações: uns se dedicando aos estudos dos lenhos, outros aos das folhas).
Paleontologistas de vertebrados: Estuda os fósseis de vertebrados, incluindo o homem fóssil (Paleoantropologia).
Paleontologistas dos invertebrados: Dedicam-se ao estudo de invertebrados fósseis, como moluscos (bivalves e gastrópodes), braquiópodes, equinoides, conchostráceos, como também os artrópodes.
Micropeleontologistas: É destinado ao estudo dos microfósseis que são excelentes elementos para a correlação e datação das camadas, devido à sua grande variabilidade morfológica e abundância nas rochas sedimentares. O estudo dos polens e esporos também são objetos de estudo da micropaleontologia.
Paleoicnologistas: (vestígios) Tem por finalidade estudar os icnofósseis, que são estruturas biogênicas resultantes da atividade dos seres vivos. Correspondem a marcas como pegadas, perfurações, pistas, escavações, marcas de repouso, analisando o comportamento do organismo quando em vida, além de suas fezes petrificadas, os carpólitos.
Paleocologia: (ambiente) Estuda as relações entre os organismos entre si e destes com o meio. Usando os componentes da flora e fauna e vários outros parâmetros, tenta inferir dados do meio e as condições climáticas da época.
Tafonomia: (Fossilização). É o estudo das condições e processos que propiciaram a preservação dos fósseis, desde a sua morte até ser encontrado na natureza.
Sistemática: (Classificação). Classifica e agrupa os organismos com base na análise comparativa de seus atributos e nas relações entre eles.
05- O que é a Cronoestratigrafia? Qual a sua contribuição á paleontologia?
R: Cronoestratigrafia: (Cronos= grego tempo; estratigrafia= descrição dos estratos). Estudo referente à idade de rochas e de camadas geológica. Contribui para a Paleontologia: Determinando a apresentação de um quadro estratigráfico com definição de idades, absolutas ou relativas, de unidades estratigráficas e de processos geológicos registrados nas rochas (Escala Cronoestratigráfica Global Padrão). Permite saber a idade e os processos geológicos das rochas.
06- Quais as diferenças entre a Paleontologia e a Arqueologia?
R: Paleontologia: Baseia-se em descobrir os mistérios relacionados a todos organismos que já existiram em nosso planeta, entender como era a distribuição e interação entre organismos extintos, além é claro de descrever espécies fósseis de maneira organizada seguindo a regras da sistemática taxonômica e principalmente a filogenia. Busca saber como os seres vivos: Surgiram; Viviam; Evoluíram; Que grupos são parentes; Que grupos ainda vivem; Que grupos estão extintos.
Arqueologia: Estudam aspectos relacionados a antigas civilizações, aos ancestrais do homem moderno principalmente características culturais. Não tem relação com fosseis, atende os estudos as sociedades extintas, focando no homem e sua relação, entendendo traços culturais, evidencias, como viviam, organização social, politica, religiosa e econômica.
07- Explique a teoria da panspermia cósmica, expresse sua opinião a respeito.
R: Uma das mais conhecidas e aceitas teoria da evolução química, que propõe que a vida surgiu nos oceanos da Terra primitiva. Porém, diversas pesquisas sugerem que as substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas aqui. Segundo a teoria da Panspermia Cósmica, existiram partículas de vida que teriam caído na Terra acompanhadas de cometas e meteoros. Essas partículas seriam como esporos prontos para germinar. Acredita-se que essa hipótese tenha sido proposta inicialmente no século V A.C., na Grécia, por Anaxágoras.
Opinião pessoal: É fácil tentar explica o surgimento do passado com meras explicações baseadas em estudos, e nada me garante que esse estudo seja real, mesmo com comprovações, pra mim nunca passa de uma teoria comprovada por estudos, porem me basta, acredito que a única forma de surgimento da vida na terra é Deus, o resto servira apenas de conhecimentos e bases, pior de tudo é ter que falar e entender, escrever, dialogar sobre isso, como forma de educação.
08- Explique a teórica do Big Bang, expresse sua opinião a respeito.
R: teoria do Big Bang, de que o Universo começou a partir de um ponto extremamente denso e que, ao explodir, criou o cosmos em expansão que conhecemos. ("Grande Explosão") o Universo surgiu, explosão primordial, ocorrida
...