ARTES CONTEMPORANEA
Pesquisas Acadêmicas: ARTES CONTEMPORANEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erika21 • 5/5/2013 • 648 Palavras (3 Páginas) • 837 Visualizações
O Brasil acompanha os movimentos artísticos internacionais com uma menor distância de tempo. Tal qual no exterior, a arte contemporânea começa a mostrar-se a partir da década de 50.Na década de 60 surge o tropicalismo e sua contestação a política vigente através da arte; a década de 70 caracteriza-se pelas noções de conceito e tecnologia a serviço da arte; já na geração 80 produz-se uma arte de caráter festivo e alegre .
Em 20 de outubro de 1951, um acontecimento deu abertura a uma grande movimentação no campo artístico brasileiro,a realização da 1° Bienal de São Paulo que contou com 1854 obras representando 23 países.Uma proposta de Ciccillo Matarazzo para realização de uma grande mostra internacional inspirada na Bienal de Veneza. A década marca também o ressurgimento , do abstracionismo: Geométrico e Informal.O primeiro propõe a ruptura com a arte figurativa, baseando – se no Neoplásticismo de Piet Mondrian. É adotado de São Paulo pelo grupo Ruptura, em 1952, e no RJ com o grupo Frente, em 1954. O segundo, não se organiza em torno de grupos e teorias. Na verdade , seu pressuposto básico é a liberdade individual de cada artista para a expressão de sua subjetividade.Inspira-se nas idéias e experiências do pintor Wassily Kandinsky.
O Neo – concretismo foi o movimento das artes plásticas, genuinamente brasileira, que começa em 1957, no RJ, alguns artistas aliam sensualidade ao concretismo. Um expoente co movimento é o artista Hélio Oiticica.
Os anos 60 favoreceram o declínio da abstração e surgimento de uma produção artística que capta o consumo e a comunicação de massa, sugeridos pela influência da arte pop americana, além de promover opinião política e a militância por conta da repressão, da censura e pela referência do tropicalismo.
A arte da década de 70 afasta-se da política e dos problemas sociais.É caracterizada pela emblematização da reflexão,da razão, do conceito e da tecnologia.A exposição internacional de arte por meios eletrônicos/Arteônica da abertura à arte tecnológica,realizada com a ajuda do computador. A fundação Nacional de Arte(FUNARTE) é criada nesse período dando grande incentivo a produção artística brasileira. 02
O momento de transição para a década de 80 foi marcado pela insígnia das diretas já, pela retomada da pintura e pelas mudanças no panorama artístico, marcado por grandes exposições como: Tradição e Ruptura,1984;A Trama do Gosto,1987(organizadas pela Bienal de SP); A Mão Afro-Brasileira, 1988(organizada pelo Museu de Arte Moderna de SP).
A arte efêmera também é fruto desse momento utilizando os mais diversificados materiais para compor o objetivo artístico. Para o poeta , ensaísta e critico de arte, Ferreira Gullar.
A arte conceitual não propõe nada . Apenas adotou, como fundamento ideológico, o caráter efêmero que o consumismo impôs a sociedade atual,fazer da arte expressão do efêmero é chover no molhado.Efêmeros somos nós mesmos e quase tudo a nossa volta.
A arte contemporânea brasileira dos anos 90 desenvolve características da arte que esta sendo feita em outros países, como , por exemplo, fazer o publico participar , até mesmo interferir na obra de arte.Atitude apresentada nas diversas feiras internacionais de artes plásticas assim como nas diversas bienais.
No
...