ATPS: Responsabilidade social e proteção ambiental
Seminário: ATPS: Responsabilidade social e proteção ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/11/2013 • Seminário • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 432 Visualizações
Elizabeth de Souza de Amorim – RA: 6451322387
Josicleide Maria de Souza – RA: 6820476406
Josivania Maria de Souza – RA: 6660436439
Lais Rossini Santos – RA: 6269248368
Priscila Rodrigues Silva Barros – RA: 6660442254
Gestão de Recursos Humanos - 2º Semestre
Turma B – Sala F5
AULA-TEMA 03: Pré-projeto – O caminho da sustentabilidade
Atividade Ambiente Virtual de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado como pré-requisito para obtenção de titulo de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – CIL.
Orientação: Profª Esp. Nádia Wagih El Kadri
SÃO PAULO
2013
Introdução
Decorando com garrafa pet tem como objetivo mostrar aos alunos de recursos humanos da Universidade Anhanguera da Unidade Campo Limpo como podemos deixar a casa linda e bem decorada com apenas um pequeno gesto, usar materiais que seriam descartados como objetos decorativos.
Conceito
A sustentabilidade visa suprir as necessidades atuais do ser humano pensando também sobre o futuro da nossa geração, ou seja, esta relacionada ao desenvolvimento humano, usando recursos naturais para não agredir o meio ambiente.
Ações relacionadas á sustentabilidade:
Prevenção a áreas verdes
Ações que visam o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois alem de serem benefícios aos seres humanos, não agridem a natureza.
Utilizam recursos minerais (petróleo, carvão, minério) de forma controlada e planejada.
Consumo controlado de água evitando o desperdício, adotando medidas que visam à despoluição dos que já se encontram contaminado.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são os 3 Rs da sustentabilidade, que são práticas que estabelecem uma relação de harmonia do consumidor para o meio ambiente, com estas práticas é possível reduzir gastos e economizar também favorece o desenvolvimento econômico com relação ao meio ambiente.
Reduzir: Comprar conforme a nossa necessidade, consumir conscientemente é importante para as financias e o meio ambiente. Ações práticas para reduzir (uso racional da água, economia de energia e economia de combustíveis).
Reutilizar: Ao reutilizarmos colaboramos com o desenvolvimento sustentável e na economia domestica. Uma boa forma de reutilizar é doar o que não usamos como (roupa, móveis, utensílios de cozinha etc.).
Reciclar: O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) lembrado que nem tudo que pensamos ser reciclável faz parte desta lista Ex: acrílico, latas de tintas ou veneno, espelhos e fotografia.
Benefícios
Adoção de ações de sustentabilidade, a médio e longo prazo. O planeta em boa condição para o desenvolvimento das diversas formas de vida inclusive a humana. Com isso garantimos recursos naturais para as próximas gerações, com a manutenção de: (florestas, matas, rios, lagos e oceanos) teremos uma boa qualidade de vida.
Lixeiras para coleta seletiva
Existe uma padronização para a coleta seletiva, conforme segue abaixo:
Lixeira Verde: Vidro
Lixeira Azul: Papel
Lixeira Amarela: Vidro
Lixeira Vermelha: Plásticos
Lixeira Cinza: Não reciclável
Tempo de decomposição dos materiais:
Papel: de 3 meses a vários anos
Madeira: em média, 6 meses
Cigarro: 1 a 2 anos
Chiclete: 5 anos
Lata de aço: 10 anos
Nylon: 30 anos
Embalagem longa vida: mais de 100 anos
Plásticos: mais de 100 anos
Pneus: mais de 100 anos
Latas de alumínio: mais de 1.000 anos
Vidro: mais de 10.000 anos
Reciclagem com garrafa Pet
A garrafas PET ou “Politereftalato de etileno”, é um polímero termoplástico, que foi desenvolvido por dois químicos britânicos (Whinfield e Dickson em 1941), ela é formada por ácido tereftálico e etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
E pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecida temperatura adequada, esses plásticos amolecem, e podem ser novamente moldados.
No dia a dia são utilizadas muitas garrafas pet, encaminha-las para a reciclagem é de extrema importância, visto que ela ocupa um grande volume nos lixões e aterros também contamina o solo.
Como a reciclagem não consegue dar conta de tanto material produzido, também é de grande importância os trabalhos.
O nosso trabalho mostra como fazer alguns desses artesanatos, de forma que vai deixar sua casa mais bela, e ajudar o meio ambiente.
Decorando com garrafas pet
Hoje muitas famílias gostam de ter suas casas decoradas, qualquer enfeite tem um custo caro então vamos utilizar as garrafas que todos os dias jogamos milhares delas no lixo, neste momento troucemos três modelos decorativos para animar a nossa casa.
Com a reutilização dos materiais recicláveis, nos podemos diminuir a quantidade deles no lixão, lembrando que cada material tem o seu tempo de decomposição, as garrafas demoram mais de 100 anos. Então vamos reciclar e reutilizar.
Ensine a sua família e ajude o planeta, todos precisam da reciclagem.
Vasos de garrafa pet
Garrafa pet 2 litros
Tesoura
Arrame ou Barbante
Furador
Terra e Semente para plantar
Com a tesoura abrir um buraco na lateral da garrafa, com o furador fazer buraco nas pontas da garrafa para passar o arrame ou barbante para prender o vaso na parede.
Pronto agora é só colocar a terra e a semente de sua preferencia.
Flores decorativas com garrafas pet e retalhos
Garrafa pet de 600ml
Cola de tecido
Tesoura
Ferro de solda (ou arrame)
Bolinha de isopor numero 25
Retalhos de tecido
Palito de churrasco
O primeiro passo é cortar a parte de cima da garrafa, faça cortes no sentido das marcas da garrafa, esses cortes vão dar origem às pétalas, dobre as partes cortadas para fora, formando a flor, corte os cantos das pétalas para que fiquem arredondadas.
Passe cola de tecido na parte exterior das pétalas, cole o tecido na parte exterior das pétalas e passe mais uma camada de cola de tecido sobre ele, cole as sobras de tecido para dar acabamento.
Corte a bolinha de isopor ao meio, passe cola na e envolva com tecido para revestir, coloque essa meia bolinha no meio da flor para servir de miolo.
Faça um furo com ferro de solda para que você possa colocar o palito que vai ser o cabo da flor, fixe o palito de churrasco no buraco que você fez.
Coloque a tampinha da garrafa na parte de trás e amarre uma fita na parte traseira para dar um acabamento legal.
Cortina de garrafa pet
O fundo de garrafas pet, eu não sei qual quantidade aconselhar então meça a área e faça uma estimativa
Linhas de nylon
Algo para furar a garrafa
Tesoura
Depois de recortar todos fundas das garrafas, faça 4 furos nos lugares indicados.
Depois de furar passe a linha de nylon por 4 peças de forma que fique assim.
Faça o mesmo até que você tenha uma rede completa, é claro que existem outras milhares de formas de se fazer essa foi o que eu achei mais simples e mais rápida.
Referências Bibliográficas
http://www1.vialimpa.com.br/cms/opencms/vialimpa/pt/educacao_ambiental/decompor.html> acessado em 04/10/2013
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm>acessado em 04/10/2013
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm>acessado em 04/10/2013
http://ciclovivo.com.br/noticia/10_maneiras_de_reutilizar_garrafas_pet> acessado em 04/10/2013
http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08>acessado em 10/10/2013
...