AULA TEMA: ELABORAR PLANO DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERELIZAÇÃO DAS UNIDADES.
Por: Ketlen Henara • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 586 Visualizações
1. AULA TEMA: ELABORAR PLANO DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERELIZAÇÃO DAS UNIDADES.
Nesta atividade conhecerão o papel do enfermeiro dentro do planejamento e orientação da limpeza dos setores, visando conter a expansão de possíveis fontes de infecção hospitalar.
1.1 Elencar e comentar as formas de propagação das infecções.
* Mecanismos de resistências:
Dentre inúmeras bactérias que causam as infecções hospitalares temos os bacilos cocos gran positivos e cocos gran negativos, a diferença vai ocorrer na ação do antibiótico a este agente de infecção. Alguns atuando na parede celular disseminando assim a morte da bactéria, nos hospitais os antibióticos mais usados são: antibióticos Betalactamicos, as penicilinas e as Cefalosporinas, não esquecendo também do mais potente antibiótico Vancomicina.
Mas como vemos nos hospitais as bactérias a cada dia tem ganhado força tanto no meio interno (hospitalar), como no meio externo ruas e sua propagação tem sido mais rápida devido a velocidade de sua mutação tornando se mais resistentes aos antibióticos, dificultando assim o combate com a medicação de tal bactéria.
* Infecções em Uti’s:
Nas Uti’s as bactérias mais encontradas são: bacilos Gram-negativos, como Pseudômonas aeruginosa e Acinetobacter, associadas a muita manipulação de ventiladores, cateteres, assim como as infecções urinárias pelo grande tempo de uso de SVD.
Todos os profissionais são responsáveis pela desinfecção de cateteres, sondas e limpeza de ventiladores para não se propagar a colônia de bactéria no setor, evitando com a maneira mais fácil: lavagem das mãos e desinfecção com Alcool á 70% dos mobiliários de cada paciente.
Lembrando que a infecção pode se manifestar na admissão do paciente no hospital, ou até na sua alta hospitalar fazendo que o mesmo retorne para tratar tal infecção.
* Pelas vias de contato:
Dá se pela transmissão direta: quando a bactéria é levada de um indivíduo ao outro.
Indireto: quando a bactéria é levada por um objeto: termômetro, esfigmomanômetro, etc. Objetos usados em diversos pacientes sem que haja a desinfecção do mesmo.
* Gotículas ou Aerossóis:
Quando partículas são liberadas pelo ar, podendo ser por espirro, tosse, ou fala dentre as doenças mais comuns temos a Caxumba, Gripe, Meningite etc.
* Transmissão por vetores:
Os hospitais devem ser exemplos de limpeza e organização evitando assim o acúmulo de lixo, locais inapropriados para acondicionamento de medicamentos, telas de proteção como mosqueteiros para evitar a entrada de moscas e insetos no hospital.
Desinfecção e dedetização devem ser feitas rotineiramente evitando assim o aparecimento de baratas e roedores sendo estes grandes portadores de sujeira e bactéria.
* Transmissão por fonte comum:
Esta se dá pela má manipulação de sondas, cateteres, dietas enterais e parenterais, soluções de soro e administração de hemoderivados. Neste caso se descobre o agente causador evitando assim o surto de infecção hospitalar.
1.2 Qual sua colocação a respeito dos princípios ativos dos germicidas?
O controle dos Germes é de vital importância dentro do ambiente hospitalar, e a seleção de germicidas eficazes para o combate a este é um fator que requer atenção (Saúde,Ministerio,1994).
Pra cada tipo de material um principio ativo é indicado e de ser seguido para e os objetos utilizados no hospital. Assim sendo estaremos controlado a proliferação propagação dos germes, auxiliando no controle das infecções hospitalares.
A CCIH responsável deve selecionar os produtos de acordo com a necessidade local e eficácia.
Deve haver também treinamentos e capacitações para os colaboradores que irão manipular os produtos, orientando não só quanto a utilização correta dos mesmos, quando ao tempo ,necessário para que a desinfecção e ou a esterilização seja completa dos objetos e superfície utilização de Epis durante está manipulação algo também importante.
1.3 Listar os principais germicidas utilizados e suas respectivas funções e áreas, enfatizando mecanismo de ação, concentração, vantagens e desvantagens.
Para que a limpeza atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização de produtos saneantes, como sabões e detergentes na diluição recomendada. Em locais onde há presença de matéria orgânica, torna-se necessária a utilização de outra categoria de produtos
saneantes, que são os chamados desinfetantes. Para que a desinfecção atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização das técnicas de limpeza e posteriormente, utilização de desinfetante especificado pelo SCIH. A responsabilidade na seleção, escolha e aquisição dos produtos saneantes deve ser do SCIH, conjuntamente com o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde ou Hotelaria Hospitalar, assim como do representante do Setor de Compras da instituição.
Principais produtos utilizados na limpeza de superfícies:
* Sabões e detergentes:
O sabão é um produto para lavagem e limpeza doméstica, formulado à base de sais alcalinos de ácidos graxos associados ou não a outros tensoativos. É o produto da reação natural por saponificação de um álcali (hidróxido de sódio ou potássio) e uma gordura vegetal ou animal.
O detergente é um produto destinado à limpeza de superfícies e tecidos através da diminuição da tensão superficial (BRASIL, 2007). Os detergentes possuem efetivo poder de limpeza, principalmente pela presença do surfactante na sua composição. O surfactante modifica as propriedades da água, diminuindo a tensão superficial facilitando a sua penetração nas superfícies, dispersando e emulsificador a sujidade.
O detergente tem a função de remover tanto sujeiras hidrossolúveis quanto aquelas não solúveis em água. Principais produtos utilizados na desinfecção de superfícies
...