Anatomia Do Aparelho Neuromotor
Trabalho Universitário: Anatomia Do Aparelho Neuromotor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafagfitness • 29/9/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 13.730 Visualizações
1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia
do Aparelho Neuromotor?
Posição anatômica é uma posição padronizada considerada natural. Essa posição deve ser adotada para servir como referência, toda as vezes que forem necessárias dividir o corpo em partes, e assim tornar mais fácil a localização de cada parte.
2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do
corpo humano?
Pronação, supinação, flexão, extensão, elevação, abaixamento, adução, abdução, rotação, retrusão, protrusão, oclusão, abertura, retroversão, anteroversão, inversão e eversão.
3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
Ombro – Multiarticular formado por 3 articulações: Esternoclavicular, acromioclavicular e glenomeural.
Suas junturas são sinoviais capazes de realizar inúmeros movimentos, como: elevação, abaixamento, adução e abdução, extensão, flexão e rotação.
Cotovelo – Multiarticular formado por 3 articulações: Úmero-ulnar, úmero-radial, radio-ulnar proximal.
Suas junturas são do tipo sinoviais, e realizam movimentos de extensão, flexão, supinação e pronação.
Punho – Biarticular formado pelas articulações rádio ulnar distal e radio-cárpica. Suas junturas do tipo sinoviais são capazes de realizar movimentos como rotação, flexão, extensão, adução e abdução.
4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.
O manguito rotador é formado por 4 músculos: Supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Estes tem como ação: Potencializar as rotações e estabilizar a dinâmica e das articulações glenomeurais.
5) O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplo.
Musculos biarticulares são aqueles que atravessam múltiplas articulações, como por exemplo o reto femoral que tem duas funções (extensão do joelho e flexão do quadril).
Músculos monoarticulares atravessam uma única articulação, como é o caso do bíceps.
6) O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.
Basicamente, o músculo agonista é aquele que está sendo empregado para a execução de uma determinada ação. Como por exemplo a flexão do braço é realizada pelo bíceps . Já o antagonista é aquele que realiza uma ação contraria a desejada, no caso da flexão do braço, o antagonista seria o tríceps.
É possível observar a grande importância da existência da posição anatômica, pois sem ela seria quase impossível estudar a anatomia do corpo humano, uma vez que o nosso corpo é formado por inúmeros ossos, articulações e músculos, cada um com sua devida função. Dentro dessas funções observamos a existência de vários tipos de movimentos que não poderiam ser classificados se não existisse uma posição padrão para o corpo humano.
Também
...