Trabalho de anatomia do aparelho neuromotor
Por: Vanessa Araújo • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 780 Palavras (4 Páginas) • 918 Visualizações
VANESSA RIBAS DE ARAÚJO
(RA 1174092)
Bacharelado em Educação Física Ead
PORTIFÓLIO ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR
CURITIBA
2015
PORTIFÓLIO ANATOMIA DO APARELHO NEUROMOTOR
VANESSA RIBAS DE ARAÚJO
Trabalho apresentado a Disciplina de Anatomia do aparelho neuromotor, graduando Vanessa Ribas de Araújo, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
CURITIBA
2015
A posição anatômica é considerada o posicionamento padronizado do objeto de estudo. Á partir deste posicionamento que são tomadas as diretrizes para descrição dos termos das partes e regiões do corpo. Na posição anatômica o objeto de estudo encontra-se na postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos a lateral do corpo, palmas da mão para frente (supinadas), cabeça para frente com olhos olhar para o horizonte e pés também para frente.
Esse posicionamento possibilitou a padronização do estudo do corpo, assim facilitando seu conhecimento. Deste modo os anatomistas e pesquisadores norteiam seus estudos á partir deste posicionamento. Partindo da posição anatômica considera-se a massa do corpo divida em três dimensões conhecidas como planos cardinais imaginários. Estes planos têm por função nortear o direcionamento para dissecação do corpo humano e também estudos sobre os movimentos dos segmentos, são divididos em:
- Sagital: são planos verticais que passam através do corpo com orientação paralela a sutura sagital do crânio e dividem o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda;
- Frontal: são planos verticais com trajeto paralelo a sutura coronal do crânio dividindo-o em duas metades diferentes, anterior e posterior (frente e trás);
- Transversal: dividem o corpo horizontalmente em duas partes diferentes, superior e inferior (parte de cima e parte de baixo).
Para direcionar os estudos sobre os movimentos do corpo humano é necessário ter conhecimento sobre os planos e também os eixos. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam perpendicularmente os planos acima citados para possibilitar movimento. São aplicados onde haja articulações. São eles:
- Látero-lateral: também conhecido como transversal ou horizontal, este eixo possibilita movimentos de flexão e extensão. Estende-se da esquerda para a direita (ou da direita para esquerda) perpendicular ao plano sagital;
- Ântero-posterior: também conhecido como sagital, possibilita os movimentos de abdução e adução. Estende-se no sentindo anterior-posterior (frente - trás) ou o inverso, perpendicular ao plano frontal;
- Eixo longitudinal: permite o movimento de rotação lateral e medial, estende-se de cima para baixo, ou o inverso, perpendicular ao plano transversal.
Com relação aos músculos, dentre outras formas, podem ser classificados pela sua função. Como por exemplo:
- Agonistas: que são responsáveis pela ativação primária de determinado movimento e contraem-se ativamente para que determinado movimento ocorra. Por exemplo: levantar um prato da mesa, o músculo agonista é o bíceps braquial.
- Antagonistas: esses músculos atuam em oposição aos agonistas, relaxando progressivamente e produzindo movimento suave. Por exemplo: ao levantar um prato da mesa, o músculo antagonista ao bíceps, que é o agonista deste movimento, é o tríceps braquial.
O Sistema Nervoso, de acordo com sua localização, é divido em dois que correspondem a: Sitema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
O SNC possui a função de receber e processar estímulos além de também provocar respostas. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinhal, e estas estruturas são reforçadas por membranas conjuntivas denominadas meninges. Essas lâminas conjuntivas são denominadas considerando de externo para internamente, como dura-máter, aracnóide e pia-máter. Entre as lâminas aracnóide e pia-máter existe a presença do líquido denominado liquor, este é responsável por nutrir o SNC e minimizar traumas mecânicos que podem ser causados.
...