TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anfíbio E Aves

Pesquisas Acadêmicas: Anfíbio E Aves. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 2

Anfíbios

Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta Terra por volta de 300 milhões de anos.

O nome anfíbio indica apropriadamente que a maioria das espécies vive parcialmente na água, parcialmente na terra, constituindo-se no primeiro grupo de cordados a viver fora da água. A fase larval é aquática e a fase adulta é terrestre. Entre as adaptações que permitiram a vida terrestre incluem pulmões, pernas e órgãos dos sentidos que podem funcionar tanto na água como no ar. Dos animais adaptados ao meio terrestre, os anfíbios são os mais dependentes da água, eles dependem de regiões úmidas e sua fecundação é feita na água. Foram os primeiros a apresentar esqueleto forte e musculatura capaz de sustentá-los fora d'água.

Classificação: Os anfíbios são divididos em três ordens: Gymnophiona, Urodela e Anura.

Gymnophia: são animais ápodes, ou seja, não possuem membros locomotores e o corpo é cilíndrico e alongado.

Urodela: O corpo destes animais é alongado e a cauda é bem desenvolvida.

Anura: Não possuem cauda e seus membros posteriores são adaptados para o salto.

Aves

A maioria dos cientistas parece estar de acordo que as aves evoluíram a partir dos répteis. Admite-se mesmo, que durante este percurso evolutivo de milhões de anos, existissem criaturas possuidoras de estruturas intermédias entre as coberturas escamosas, características dos répteis e as plumagens das aves.

Quando se fala na origem das aves, existem questões fundamentais a serem analisadas: a origem das penas e a origem do vôo.

Os fatores relativos à evolução das penas não são claros.

Uma teoria admite que escamas móveis semelhantes a penas apareceram antes da endotermia e não estavam relacionadas em princípio com o vôo. Formavam uma camada isoladora que começou a impedir a perda de calor gerado internamente pelo corpo, assim as aves são animais endotérmicos, que mantém a temperatura corporal constante independente da temperatura ambiente.

O planar deve ter precedido o vôo e os predecessores das aves podem ter planado a partir de zonas altas ou quando corriam com grande velocidade. As vantagens seletivas proporcionadas pela maior velocidade e pela penetração do nicho aéreo, pouco ocupado podem ter determinado o curso da evolução das aves.

As aves devem ter herdado dos répteis características, como a redução de peso, que contribuíram para o seu êxito como animais voadores. Seus ossos são ocos e o animal não possui dentes, bexiga e intestino grosso. Os sacos aeres, também ajudam na diminuição da densidade corporal e é uma forma de armazenar ar.

Os restos fósseis das aves são mais raros do que o dos outros vertebrados terrestres devido ao seu esqueleto ser mais frágil, sendo de mais difícil conservação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com