Mamíferos, Anfíbios,répteis E Aves
Trabalho Escolar: Mamíferos, Anfíbios,répteis E Aves. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuanaDornelles06 • 24/8/2013 • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 971 Visualizações
1. Anfíbios
1.1 Onde são encontrados?
São encontrados em ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre úmido.
1.2 Sistema respiratório
No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar. Como os seus pulmões são simples e têm pouca superfície de contato para as trocas gasosas, a respiração pulmonar é pouco eficiente, sendo importante a respiração cutânea - processo de trocas de gases com o meio ambiente através da pele.
Eles necessitam viver perto da umidade:pois os gases não se difundem em superfícies secas. Sua pele é fina que permite a passagem do oxigênio para o sangue. Ela é pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-se de um importante órgão respiratório.
1.3Sistemas circulatórios
O sistema circulatório dos anfíbios é fechado e a circulação é dupla e incompleta, dupla, porque o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo de circulação, incompleta, porque o ventrículo é único e nele o sangue arterial é venoso se misturam. O sangue venoso é o primeiro a ser bombeado.
O coração apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo.
Comecemos com o trajeto do sangue venoso, pobre em O2 vindo dos diferentes órgãos do anfíbio.
Este segue para a aurícula direita e é impulsionado pelo único ventrículo para o cone arterial que tem uma prega helicoidal que o encaminha para uma artéria pulmonar e depois para os pulmões.
Depois, o sangue oxigenado, vindo dos pulmões, chega à aurícula esquerda pelas veias pulmonares e é impulsionado pelo ventrículo para os diferentes órgãos através da aorta.
1.4 Sistema Excretor
apresenta rins mesonéfricos que são ligados por ureteres à bexiga, que por sua vez está ligada à cloaca. Quando no estado larval o produto de sua excreção é a amônia, porém no estado adulto excretam uréia.
1.5 Sistemadigestório
O sistema digestivo dos anfíbios apresenta uma boca larga, sem dentes; a língua, porém, é bem desenvolvida, presa na região anterior da mandíbula, podendo ser projetada para fora, para a captura de presas, geralmente insetos em movimento. Na região terminal do corpo fica a cloaca, onde desembocam os canais genitais e urinários.
2
. 2.Aves
2.1Sistema respiratório
A respiração das aves é pulmonar. Os pulmões são parenquimatosos, possuindo canais de arejamento, ligados a cinco pares de sacos aéreos, ligados as cavidades dos ossos pneumáticos. Possui a siringe, um tipo de “órgão de canto”, que se localiza na taqueia ou nos brônquios. O canto dos machos serve para atrair fêmeas e para delimitar território, e por isso a siringe é mais desenvolvida nos machos.
2.2 Sistemas circulatórios
A circulação das Aves é fechada, dupla e completa.
O sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
As hemácias são nucleadas e ovais.
O coração tem 4 cavidades, que são conhecidos como os dois átrios ou aurículas e os dois ventrículos.
O arco aórtico, em contraste com o dos mamíferos, é o voltado para o lado direito.
2.3 Sistema Excretor
No Sistema excretor apresentam-se os rins, que são metanefros, com dois ureteres que terminam na cloaca, isso se deve ao fato das aves não possuírem bexiga urinária. A excreção das aves é rica em acido úrico.
2.4 Sistema digestório
O sistema Digestivo das aves é do tipo completo. As aves não possuem dentes, algumas possuem moela e papo. O papo serve para amolecer os alimentos, para que possa ir para o proventrículo (estômago químico), após passar pelo proventrículo o alimento vai para a moela que seria o estomago mecânico que é muito musculosa por substituir a falta de dentes. Após o alimento ser triturado ele se dirige ao intestino delgado, onde ocorre a absorção dos produtos úteis, o resto que não é absorvido é eliminado pela cloaca.
3. Répteis
3.1 Sistema respiratório
A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.
Os pulmões fornecem aos répteis uma quantidade suficiente de gás oxigênio, o que torna "dispensável" a respiração por meio da pele, observada nos anfíbios. Aliás, com a grande quantidade de queratina que apresenta, a pele torna-se praticamente impermeável, o que impossibilita a aquisição de gás oxigênio.
O coração da maioria dos répteis apresenta dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos. Nos ventrículos ocorrem mistura de sangue oxigenado com sangue não-oxigenado. Nos répteis crocodilianos (crocodilo, jacarés), os dois ventrículos estão completamente separados, mas o sangue oxigenado e o sangue não-oxigenado continuam se misturando, agora fora do coração.
3.2 Sistemas circulatórios
Assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficiência na circulação do sangue favorece
...