Angiospermas
Tese: Angiospermas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raul.hipolito • 27/9/2014 • Tese • 359 Palavras (2 Páginas) • 551 Visualizações
Angiospermas
As angiospermas são as plantas mais evoluídas e complexas que vivem atualmente na Terra. Estes vegetais produzem raízes, caules e folhas, órgãos da vida vegetativa. Na época da reprodução, produzem flores, frutos e sementes.
As angiospermas (do grego aggeion, vaso, e sperma, semente) compartilham uma série de características com as gimnospermas. Dentre elas, destacam-se a reprodução por flores (fanerógamas) e a produção de sementes (espermatófitas). A flor das angiospermas é bem diferente da flor das gimnospermas e caracteriza-se por ser mais aparente e com estrutura complexa. No entanto, a grande novidade evolutiva e exclusiva das angiospermas é a presença de um fruto envolvendo a semente.
A maior parte das espécies de plantas superiores enquadra-se na divisão das angiospermas, que engloba uma imensa diversidade de formas vegetais, desde árvores de grande porte, como os baobás e eucaliptos, até as ervas mais comuns nos campos e no solo das matas. Algumas espécies, como as orquídeas, ostentam flores soberbas, enquanto outras, como os cereais, as hortaliças, os tubérculos e as árvores frutíferas, são básicas para a alimentação humana.
As angiospermas podem ser divididas em dois grupos:
• Monocotiledôneas
- Possuem flores trímeras, ou seja, múltiplas de três;
- Apresentam raízes finas e de tamanho pequeno, logo possuem vida curta;
- Possuem crescimento primário;
- Sementes com um cotilédone (primeiras folhas que surgem dos embriões).
Exemplos de plantas angiospermas monocotiledôneas: milho, centeio, trigo, gramíneas, palmeiras, magnólia, etc.
• Dicotiledôneas
- Apresentam raízes profundas;
- Possuem folhas com presença de nervuras;
- Sementes com dois cotilédones;
- Crescimento secundário
- Possuem ciclo de vida maior dos que as monocotiledôneas;
- Algumas espécies apresentam caule lenhoso;
- Possuem flores múltiplas de quatro ou cinco.
Exemplos: ipê, jacarandá, rosas, feijão, vagem, leguminosas, etc.
Reprodução: As angiospermas, assim como outros grupos vegetais, caracterizam-se por um ciclo de vida com alternância de gerações: a geração diplóide, o esporófito, reproduz-se por meio de esporos, e a geração haplóide, o gametófito, reproduz-se por meios de gametas.
Nas fanerógamas, a alternância de gerações é pouco evidente, já que o gameta surge na flor do esporófito. O gametófito é muito reduzido e tem uma duração muito curta quando comparada ao esporófito. Apresenta-se como uma estrutura sem pigmentação verde, cuja nutrição é garantida pelo esporófito, sobre o qual se desenvolve.
...