Apendice
Tese: Apendice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deny38 • 13/10/2013 • Tese • 609 Palavras (3 Páginas) • 645 Visualizações
O que é apêndice ?
O apêndice é um tubo estreito que se conecta ao ceco ( primara parte do intestino grosso ) e termina em fundo cego. Possui entre 5 e 10 cm de comprimento e no seu interior existe tecido linfático responsável pela produção de anticorpos. É importante ressaltar que o apêndice não é indispensável para o bom funcionamento do intestino.
O que apendicite ?
Apendicite é uma inflamação do apêndice. Modernamente acredita-se que a apendicite seja causada pelo bloqueio da luz do apêndice próxima ao ceco. O bloqueio pode se divido a um muco espesso produzido pelo apêndice ou por pequenos fragmentos de fezes alojados na entrada do apêndice. Uma vez que existe o bloqueio, as bactérias presente no interior do apêndice começam a proliferar e causam a inflamação, infecção e posteriormente perfuração do apêndice com contaminação de toda a cavidade abdominal.
Quais são as complicações ?
A complicação mais comum do apendicite é a perfuração, que pode levar a um abscesso local (pus) ou peritonite difusa (infecção de todo abdome). A causa mais frequente de perfuração são o diagnostico e tratamento tardios. Outra complicação temida é a sepse ( infecção generalizada) determinando quadro que necessitam de tratamento prolongado e, muitas vezes, de internação na UTI ( Unidade de Terapia Intensiva).
Quais os sintomas ?
O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal. A dor no inicio é difusa, ou seja, por todo abdome e posteriormente tende a se localizar na sua porção inferior direita. Náuseas e vômitos, febre, inapetência e fadiga estão presentes com frequência.
É importante ressaltar que a apendicite ocorre mais frequente dos 10 a 20 anos, mas a doença pode se manifestar em todas as idades. Qualquer do abdominal pode ser causada por apendicite.
Como é diagnosticada ?
O diagnostico da apendicite é feito por meio da historia e do exame físico realizados pelo medico. Em casos de duvida diagnostica, exames de sangue, de urina, e de imagem podem ser realizados, a fim de confirmar o diagnostico.
Os principais exames de imagem para diagnostico de apendicite são ultra-som e a tomografia computadorizada, Os exames são indolores e de fácil realização e, no casos em que o diagnostico de apendicite é incerto, podem auxiliar ao médio na confirmação.
Por que, as vezes, é difícil diagnosticar a apendicite ?
O diagnostico de apendicite, as vezes é difícil, pois a localização o apêndice é muito variável, gerando quadros variado também; além disso, outras doenças que causam inflamação podem simular apendicite.
Quais são as outras condições que podem simular a apendicite?
As principais doenças que podem simular a apendicite são: diverticulite de Meckel, doença inflamatória pélvica ( cisto de ovário, e inflamação da tua ovariana), ulcera duodenal, doenças da vesícular, abcesso no fígado, doenças renais ( pedra nos rins ), enterocolites ( infecção no intestino e outros.
Como é tratada ?
Uma
...