Art Nouveau
Dissertações: Art Nouveau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nancosta • 23/9/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
Art Nouveau foi um movimento que surgiu na França, no fim do século XIX, e logo se espalhou por toda Europa, Estados Unidos e, até mesmo, Brasil.
Foi um estilo rapidamente aceito e adaptado para diversos setores artísticos como arquitetura, artes plásticas e design.
Características:
• Uso de materiais incomuns
• Temas ligados à natureza
• Valorização da forma feminina
• Grande utilização de arabescos
Henri Toulouse-Lautrec nasceu na França em 1864, numa família aristocrata e recebeu educação artística desde cedo.
Aos 14 anos, Henri sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo; cerca de um ano depois, machuca-se novamente e desta vez o fêmur direito que se parte. Devido aos ocorridos e alguns problemas de saúde congênitos, o artista passa a ter graves dificuldades de locomoção, fazendo com que se foque cada vez mais em suas pinturas.
Após estudar durante cerca de 10 anos com mestres ilustríssimos, Toulouse resolve abrir seu próprio estúdio em Paris e focou-se no que mais o interessava: interiores.
Seu estilo era bastante único e irreverente, cheio de traços rápidos, movimento, contornos simples e bastante cor.
Tem, entre suas obras, quadros como “Moulin Rouge” e “Au salon de la rue des Moulins”, no entanto a parte mais conhecida de todo seu material são suas litografias.
Jan Toorop nasceu na Indonésia em 1858, mas logo se mudou para Europa – Holanda, mais especificamente -, onde frequentou diversas academias de arte.
Conhecido como um dos precursores da Art Nouveau, Toorop possuía um estilo bastante complexo que misturava motivos Javaneses – sua cidade natal – e um pouco de Simbolismo; tudo carregado de curvas, proporções alongadas e perfis que se entrelaçavam.
Entre suas obras mais conhecidas estão “As Três Noivas”, “Fatalidade” e “Esfinge”.
...