TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Nouveau

Trabalho Escolar: Art Nouveau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 12

Art Nouveau (Pronúncia francesa: [aʁ nu'vo]) é uma filosofia e estilo internacional de arte, arquitetura e arte aplicada – especialmente as artes decorativas- que foram mais populares de 1890 – 1910. O nome “Art Nouveau” é francês para “arte nova”. Ela também é conhecida como Jugendstil, pronunciada [ˈjuːɡn̩tʃtiːl ], alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend, que a promoveu, como Moderna na Rússia, que talvez tenha recebido seu nome devido à galeria Parisiense “La Maison Moderne”, como Secessão na Áustria-Hungria e seus estados sucessores, devido ao Grupo Vienense de Artistas, e na Itália, como Stile Liberty, devido à loja de departamento London, Liberty & Co., que popularizou o estilo. Uma reação à arte acadêmica do século 19, o movimento da Art Nouveau foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitetos tentavam harmonizar com o ambiente natural. Ela também pode ser considerada uma filosofia do desenho de mobílias, que foi desenhado de acordo com a construção e a parte feita da vida ordinária.

O estilo foi fortemente influenciado pelo artista Tcheco Alphonse Mucha quando ele produziu um pôster litografado que apareceu em 1o de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris como uma propaganda para a peça Gismonda por Victorien Sardou com a Sarah Bernhardt. O pôster popularizou o novo estilo artístico e seu criador para os cidadãos de Paris. Inicialmente denominado Style Mucha, seu estilo logo ficou conhecido como Art Nouveau.

Art Nouveau foi mais popular na Europa, mas sua influencia foi global. Assim, ela é conhecida de várias formas com frequentes tendências localizadas junto. Na França, as entradas do Paris metro feitas por Hector Guimard eram do estilo Art Nouveau e Emile Gallé praticou o estilo em Nancy. Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a Áustria-Hungria. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alphonse Mucha, René Lalique, Antoni Gaudi e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art Nouveau de sua própria maneira.

Apesar de o Art Nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século 21, ele é atualmente considerado uma importante transição entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo. Além disso, monumentos Art Nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO em sua lista de patrimônio mundial como contribuições significativas para o patrimônio cultural. O centro histórico de Riga, Letônia, com “a melhor coleção de construções Art Nouveau na Europa”, foi incluso na lista em 1997 parcialmente devido à “qualidade e quantidade de sua arquitetura Art Nouveau/Jugendstil e quatro casas de campos de Bruxellas feitas por Victor Horta foram incluídas em 200 como “obras de criatividade humana genial” que são “exemplos excepcionais da arquitetura Art Nouveau brilhantemente ilustrando a transição do século 19 para o 20 na arte, pensamento e sociedade.

Nomeando o estilo

No inicio nem Art Nouveau nem Jugendstil eram os nomes comuns do estilo mas era conhecido como esses em alguns locais, visto que o estilo tinha nomes diferentes a medida que ele foi se espalhando. Esses dois nomes são advindos de, respectivamente a galeria Maison de l’Art Nouveau do Samuel Bing em Paris e a revista Jugend em Munique, ambas que promoveram e popularizaram o estilo.

A Maison de l'Art Nouveau

Maison de l’Art Nouveau ( “casa de arte nova”) era o nome de uma galeria iniciada em 1895 pelo comerciante de art Samuel Bing em Paris que exibia exclusivamente arte moderna. A fama de sua galeria foi aumentada na exposição universal de 1900, onde ele apresentou coordenadas – em design e em cor – instalações de moveis modernos, tapeçarias e objetos de arte. Estas exibições decorativas se tornaram tão fortemente associadas ao Art Nouveau que o nome de sua galeria subsequentemente forneceu um termo comum usado para o estilo.

Jugend e Jugendstil

Jugend: Münchner illustrierte Wochenschrift für Kunst und Leben ( Português: a ilustrada revista semanal de arte e estilo de vida de Munique). Foi uma revista iniciada em 1896 por Georg Hirth (Hirth continuou sendo o editor até sua morte em 1916 e a revista continuou sendo publicada até 1940). A revista foi essencial na promoção do estilo na Alemanha. Como resultado, seu nome foi adotado como o mais comum termo para o estilo: Jugentsil (“Jugend-estilo”), apesar de durante o inicio do século 20 a palavra ter sido aplicada apenas para definir exemplos bidimensionais de artes gráficas, especialmente as formas de tipografia orgânica e design gráfico encontradas e influenciadas por revistas alemãs como a Jugend, Pan e a Simplicissimus. Atualmente, ela é aplicada para manifestações mais gerais das artes visuais Art Nouveau na Alemanha, Holanda, estados Bálticos e países Nórdicos.

Outros nomes

Outros nomes locais foram associados com as características de suas formas, seus praticantes e suas obras, e escolas de pensamento ou estudo onde era popular. Muitos desses termos se referem à ideia de novidade. Antes do termo “Art Nouveau” se tornar comum na França, le style moderne (o estilo moderno) era a designação mais frequente. Arte joven (arte jovem) na Espanha, Modernisme na Catalunha, Arte nova em Portugal, Arte nuova na italia e Nieuwe kunst na Holanda, модерн (“novo”, “contemporaneo”) na Rússia – todos seguem esse tema. Muitos nomes referem especialmente às formas orgânicas que eram populares com os artistas Art Nouveau: Stile Floreal (estilo floral), Lilenstil (estílo do Lírio), Style Nouille (estilo macarrônico), Paling Stijl (estilo da enguia) e Wellenstil (estilo da onda).

Em outros casos, exemplos importantes, artistas renomados e locais associados influenciaram os nomes. As entradas de Hector Guimard do Paris Métro, por exemplo, forneceram o termo Style Métro, a popularidade da Italy of Art Nouveau designs da loja de departamento Londrina Liberty &Co resultou em ser conhecida como Stile Liberty (estilo da liberdade) e nos estados unidos, ficou conhecida como o “Estilo Tiffany” devido à sua associação com Louis Comfort Tiffany. Na Áustria, uma forma local de Art Nouveau era praticada por artistas da Secessão Vienense e é, assim, conhecida como a Sezessionstil (estilo da secessão). Entretanto, como um termo por si só, “Secessão” (alemão:Sezession húngaro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com