Artes Visuais Na Educacao Infantil
Artigos Científicos: Artes Visuais Na Educacao Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvia_mariani2 • 17/12/2014 • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 762 Visualizações
TÍTULO DA PESQUISA : ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Campo Grande – MS
2014
TEMA: ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Inclusão de projetos de conhecimento e apreciação, de artes visuais, nas aulas das crianças da educação infantil.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de artes visuais apropriados para essa determinada idade?
De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com as artes visuais?
HIPÓTESE
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico das artes visuais para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?
JUSTIFICATIVA
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.•.
OBJETIVOS GERAIS
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Ribas do Rio Pardo, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas regionais do nosso estado. Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.
CONTEÚDOS
Espaço, superfície, volume, linha, textura, forma, cor, luminosidade e ponto;
Coordenação motora ampla e fina;
Expressão oral e escrita;
Vida e obra de artistas do nosso estado.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Para facilitar o trabalho nesta área, organizamos os conteúdos em blocos e sub-temas, afim de facilitar a organização da professora:
BLOCO 1: Produção – O fazer artístico: sub-tema: Colagem
sub-tema: Pintura
sub-tema: Escultura
sub-tema: Desenho
BLOCO 2: Apreciação, reflexão e releitura
BLOCO 1 – Produção.
Neste bloco estão os conteúdos que se relacionam com o fazer artístico, organizados de acordo com as diferentes modalidades e procedimentos no uso de materiais como lápis, pinceis, tintas, papeis, cola etc. Ao planejar as atividades, é preciso considerar as habilidades motoras de cada faixa etária e trabalhar com as crianças os cuidados necessários com os outros e consigo mesmas no uso desses.
Materiais.
Colagem: Para fazer colagem, é preciso trabalhar em duas fases: a coleta, na qual se escolhe o material a ser colado; e a composição, na qual se escolhe o, lugar apropriado para colar os papeis ou objetos, procurando compor as formas entre si.
Pintura: Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e para isso podemos dispensar os pinceis e outros instrumentos e usar as partes do corpo como as mãos ou os pés.
...