As Teorias e origem das Angiospermas
Por: larianybelieber • 24/10/2018 • Artigo • 404 Palavras (2 Páginas) • 2.153 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIENCIAS AGRARIAS – FCA
TAXONOMIA FLORESTAL -IBB619
Teorias e origem das Angiospermas. Pág.25-28
Lariany Falcão de Lima Lopes[1]
As angiospermas podem ser caracterizadas pelas as estruturas reprodutivas destacando se principalmente os óvulos. Outro fator caracterizante é a reprodução que se inicia com a polinização que é por sua fez quando o grão de pólen entra em contato com o estigma ocorre a germinação e forma o tubo polínico ou gametófito masculino. A célula divide-se por mitose originando dois núcleos espermáticos. O tubo cresce e atinge o óvulo (gametófito feminino) e um dos núcleos fecunda a oosfera (n) formando um zigoto (2n). O zigoto entra em segmentação e forma o embrião. Outra característica importante é a formação dos vasos.
De acordo com o texto existem duas linhas gerais para a origem das angiospermas. A primeira é a teoria antostrobilar ou euantial essa primeira teoria se baseava no sistema de classificação dos pré-darwinianos que está baseada na hipótese de semelhança entre as flores de angiospermas e os estróbilos bissexuados não ramificados, acreditavam -se que as primeiras flores eram grandes, radialmente simétricas, com estruturas reprodutivas e vegetativas numerosas entre outros caracteres. A segunda teoria é a Pseudantial sugeria que as Piperales, Chloranthales e as antigas amentíferas, teriam flores semelhantes às primeiras angiospermas, e flores unissexuadas representado estróbilos compostos condensados.
Segundo Cronquist (1988) as angiospermas teriam derivado de algum grupo de gimnosperma, mas precisamente o grupo “Cycadicae”, “Elas seriam lenhosas, com lenho manoxílico, onde as traqueídes são grandes com pontuações circulares ou escaliformes e raios multi-seriados, altos. A adaptação mais o importante na evolução inicial foi o desenvolvimento do sistema vascular.
Os grupos basais compreendem um grupo de plantas que se caracterizam por apresentar pólen uniaperturado ou monossulcado. Inicialmente a classificação baseava-se apenas em critérios morfológicos, mas, com o tempo, critérios moleculares também foram incorporados, o que fez com que várias modificações ocorressem ao longo da História.
...