Aula de anatomia sobre o Sistema Cárdio circulatório
Por: Yonara Martins • 26/8/2017 • Resenha • 554 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
Aula de anatomia sobre o Sistema Cárdio circulatório foi iniciada com a definição, onde este é definido como um sistema de tubos fechados, sem comunicação com o exterior, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora o coração.
O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. O coração leva sangue para os tecidos através de artérias, arteríolas e capilares respectivamente, esse sangue é rico em O2. Já os tecidos levam sangue para o coração através de capilares, vênulas e veias respectivamente, esse sangue é rico em CO2.
O sangue que vem rico em O2 é convertido em sangue rico em CO2, através da hematose tecidual. Já o sangue rico em CO2, sai do coração para os pulmões, onde é convertido em sangue O2, através da hematose pulmonar. Vale ressaltar, que as estruturas que levam sangue do coração para os tecidos, vão diminuindo de calibre. Já o sangue que vai dos tecidos para o coração são conduzidos por estruturas que aumenta de calibre.
A professora ressaltou que os medicamentos são injetados na veia e não na artéria, pois se esta rompesse provocaria uma grande hemorragia. A artéria tem a parede mais larga, com musculatura desenvolvida e é contrátil. Refutou também que a varizes é provocada pela dilatação das veias.
Sobre artérias e veias, a veia geralmente conduz sangue venoso e é de pequeno calibre. Já as artérias conduzem sangue arterial ou oxigenado, com exceção das artérias e veias que entram e saem do coração.
A contração do coração é chamada de sístole e o relaxamento de diástole. Existe um forame n coração dos bebês, que depois do nascimento se transformam em uma depressão chamada de fossa oval. O forame persiste até o sexto mês.
Os capilares são ductos de pequeno calibre e ramificações que partem tanto das arteríolas quanto das veias com diâmetro delgado. As arteríolas são pequenos vasos que se ramificam das artérias, irradiando-se pelo organismo. O coração é um órgão impar, oco, muscular cavitário, responsável pelo bombeamento do sangue, possui quatro câmaras cardíacas, sendo assim tetra cavitário. Possui átrios direito e esquerdo e ventrículos direito e esquerdo. Situa-se dentro da cavidade torácica, no mediastino médio, atrás do osso esterno, acima do músculo diafragma, rodado para a esquerda e entre os pulmões.
O bater do coração são o abrir e fechar das válvulas da valva. O sopro do coração caracteriza-se pelos folhetos das valvas que não estão bem fechados, deixando um pouco de sangue voltar. O sangue passa dos átrios para os ventrículos de modo que de maneira nenhuma volte dos ventrículos para os átrios. E essa função é feita justamente por esses folhetos ocúspides.
A base do coração fica para cima, para trás e para a direita. O ápice do coração fica para baixo, para a esquerda e para frente. A parte superior do coração é onde se localiza os átrios direito e esquerdo. Na parte inferior se localizam os ventrículos.
Sobre as faces do coração, existe a esternocostal : ventrículo direito, a pulmonar: ventrículo esquerdo, que toca pulmão esquerdo e face diafragmática: ventrículo esquerdo. Entre os átrios e ventrículos estão os óstios atrioventriculares. No óstio tem as válvulas que formam as valvas, entre o ventrículo direito e átrio direito está à valva tricúspide e entre o ventrículo esquerdo e átrio esquerdo existe a valva bicúspide ou mitral.
...