Autismo
Tese: Autismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedo_henrique • 3/12/2014 • Tese • 503 Palavras (3 Páginas) • 594 Visualizações
Toda tentativa de definição do autismo tem início na primeira descrição dada pelo Dr. Leo Kanner em 1943 no artigo intitulado: "Distúrbios autísticos do contato afetivo". Eram chamadas autistas as crianças que apresentavam inaptidão para estabelecer relações normais com o outro e um atraso na aquisição da linguagem e comunicação. Essas crianças apresentavam igualmente estereotipias gestuais, ainda que dessem provas de uma memória frequentemente notável. Houve uma evolução nos conceitos e teorias relacionados ao autismo.
Há mais de 20 anos, os especialistas da área concluíram que autismo não se trata de distúrbio do contato afetivo, e sim de distúrbio do desenvolvimento. Em 1976 vários cientistas e estudiosos do tema se reuniram e criaram uma definição inicial baseada em dados científicos da época.
Essa definição circulou para apreciação e parecer
Quais as característica e sintomas?
A Organização Mundial de Saúde define que Autismo está presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos 30 meses de idade, caracterizando-se por respostas anormais a estímulos auditivos e visuais e por problemas graves quanto à compreensão da linguagem falada. A fala custa a aparecer e, quando isto acontece, nota-se ecolalia, uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical imatura e inabilidade em usar termos abstratos. Há também, em geral, incapacidade na interação social, tanto da linguagem verbal como da corporal. Podem ocorrer problemas de relacionamento social geralmente antes dos 5 anos de idade, como dificuldade de desenvolver contato olho a olho, interação social e jogos em grupo. O comportamento é usualmente ritualístico e agregado a rotinas, resistência a mudanças, ligação a objetos estranhos e um padrão de brincar estereotipado. A capacidade para pensamentos abstratos e simbólicos ou para jogos imaginativos fica diminuída. A inteligência varia de subnormal, normal e acima do normal. A execução é com freqüência melhor em tarefas que requerem memória simples ou habilidades viso-espaciais, em comparação àquelas que requerem capacidade simbólica ou lingüística. Dentro deste quadro sobressai o sintoma mais significativo que é a dificuldade em estabelecer relações produtivas com o mundo e com os outros, principalmente por causa da dificuldade de comunicação que estas pessoas apresentam.
Além destes aspectos, é frequente a criança com autismo apresentar uma série de outros sintomas não específicos, tais como: medo, fobias, perturbações de sono e de alimentação, risos e gargalhadas inadequadas, crises de choro ou extrema angústia, habilidades motora fina e grossa desniveladas, hiperatividade física marcante ou extrema passividade e, mais raramente, crises de agressão.
A pessoa com autismo tem uma expectativa de vida normal. Uma reavaliação periódica é necessária para que possam ocorrer ajustes necessários quanto às suas necessidades, pois os sintomas oscilam e alguns até podem desaparecer com a idade.
É importante salientar que nem todos os sujeitos com autismo apresentam todos estes sintomas, bem como, geralmente ocorrem em diferentes intensidades, porém a maioria dos sintomas está presente na primeira infância.
Nossa missão:
Educar
...