Biosseguridade
Artigo: Biosseguridade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayaneloka • 1/9/2014 • Artigo • 457 Palavras (2 Páginas) • 744 Visualizações
Biosseguridade
A granja tem de adotar políticas e normas técnicas e de boas praticas de fabricação que devem ser aplicadas ao sistema de produção de suínos. Tendo em vista a prevençãoda entrada de agentes patogênicos externos, bem como também minimizar a disseminação interna.
Temos Três Níveis
Operacional
Estrutural
Biosseguridade Operacional
Tendo Boas Práticas tanto de higiene quanto desinfecção, sempre verificando e mantendo limpo todos desde área ate animais, realizando exames e mantendo sempre monitorados para assim poder dar mais segurança e bem estar aos animais. Temos que realizar o manejo das instalações.
Realizando sempre o Vazio Sanitario.
Juntamente com funcionários, temos que fazer corretamente o descarte dos cadáveres.
Tendo um Programa de limpeza
Que começa a ser realizado Imediatamente após a retirada dos animais de uma instalação é necessário dar início à limpeza.
Tanto a Limpeza seca quanto a parte onde se deve desmontar alguns equipamentos para total remoção da sujeira, esvaziando calhas e fossas.
Já na Limpeza úmida devemos usar água sob pressão e detergentes Iniciar o quanto antes para assim evitar aderência, Enxaguar para assim reduzir a população de bactérias após limpeza e desinfecção.
Manejo contínuo
(1) Início da contaminação na instalação (2) Cada queda de curva de evolução indica que algumas baias foram limpadas, lavadas e desinfetadas. (3) O nível de infecção foi ultrapassado e a possibilidade de ocorrência de doenças é grande.
(2) LIMIAR DE
Todos dentro, todos fora
(1)Salalimpa e desinfetada. Apressão deinfecçãocaiao nívelde u ma granja nova (2)Excepcionalmente o níveldeinfecção podeser ultrapassado, porém volta imediata mente àníveis nor mais apóslavage m e desinfecção
Manejo das instalações Produção de suínos em sítios Isolados
Separação geografia dos setores de cobertura e maternidade, creche, recria e terminação:
Eliminação de agentes infecciosos;
Evitar o contato de mais novos com os mais velhos;
Melhor desempenho zootécnico dos animais;
Diminuição do uso de medicamentos.
Destino de Cadáveres
Carcaças são Fonte de contaminaçã para o nosso ambiental e de doenças infecciosa, são atrativos de vetores que geram um aumento de carga microbiana e ambiental se não forem feitas corretamente. Devem ser enterradas com desinfecçã o ou depositadas em fossas assé pticas. Essas fossas devem ser longe dos lençóis freaticos
...