CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Por: im20 • 13/10/2020 • Relatório de pesquisa • 954 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAMPUS DE PATOS
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
PEDRO SILVA
IVETE MARCELINO CAMPOS
PATOS – PARAÍBA
2015
Reconhecer e caracterizar reações de hipersensibilidade[pic 3]
Questões
1- Definir Reações de hipersensibilidade:
R/ As reações de hipersensibilidade fazem parte do processo imunológico que, ao promover a defesa, pode também causar a destruição tecidual. Quando o antígeno é combatido pelo anticorpo ou pela célula diretamente surgem reações nos tecidos que podem variar de um simples prurido ou até destruição completa, com necrose. É uma reação exacerbada direcionada para os tecidos do hospedeiro ou desencadeadas a partir de micro-organismos comensais ou antígenos ambientais que normalmente, são inofensivos.
2- Quais os tipos de RH? Cite um exemplo de cada uma delas.
As Respostas de Hipersensibilidade podem ser classificadas de acordo com a forma de reação imunológica, que são:
Tipo I - os anticorpos reagem rápida e imediatamente à presença do antígeno. Essa reação provoca a ativação dos mastócitos, com liberação da histamina e de outras enzimas vasoativas, provocando vasodilatação e exsudação. Dois tipos de RH I são reconhecidos: a imediata, cerca de 15 a 30 minutos após o contato com o antígeno e a tardia, observada 6 a 8 horas após o contato com o antígeno. Um exemplo de RH do Tipo I é a alergia a pêlos de animais.
Tipo II - os anticorpos reagem contra antígenos localizados nas membranas das células humanas normais ou alterados; participa diretamente dessa reação o sistema complemento, provocando lise celular e tornando a célula susceptível à fagocitose, e as imunoglobulinas do tipo G. Exemplo: alergia à fármacos.
Hipersensibilidade do tipo III – São dirigidas contra os antígenos solúveis, e a lesão tecidual envolvida é causada pela resposta desencadeada pelos complexos imunes. Esse complexo pode originar reações teciduais por ativar o sistema complemento, fazendo que se acione o seu mecanismo de cascata. Um exemplo dessa reação é a doença do soro.
Hipersensibilidade do tipo IV - são as hipersensibilidades tardias, mediadas diretamente por linfócitos T que ao entrar em contato com antígenos dos micro-organismos, transformando-se em T1 e passando a secretar uma série de citocinas que atuam diretamente no tecido, destruindo-o. É a que ocorre, por exemplo, na tuberculose e na maioria dos granulomas causados por microrganismos de baixa virulência.
3 – Qual (is) a(s) RH (s) que estão relacionadas à resposta imune adquirida Humoral?
R/ As Reações de hipersensibilidades dos Tipos I, II e III.
4 – Qual (is) a(s) que a estão relacionadas à resposta imune celular?
R/ A RH do Tipo IV
5- Cite um exemplo de reação de hipersensibilidade que também é uma doença autoimune.
R/ Artrite Reumatoide
Equipe – Kit 7
Composto com as seguintes palavras-chaves: linfócitos T, IgE, mastócitos, trato respiratório, complemento, pólen e camarão. Foram escolhidas as seguintes: linfócitos T, IgE, mastócitos, trato respiratório, pólen e camarão.
A resposta designada para o kit foi a Hipersensibilidade do tipo I, com ênfase nas reações imediatas, que é uma resposta imune dependente de IgE. Esse processo ocorre da seguinte forma:
- Para que haja a resposta os antígenos induzem células CD4+ Th2 (helper) dos linfócitos T que ajudam as células B a produzir anticorpos do tipo IgE que se ligam aos receptores Fc nos mastócitos e basófilos. Algumas pessoas desenvolvem uma reação alérgica ou hipersensibilidade quando expostas a substancias como poeira, pólen, pêlos de animais ou penicilina. Essa hipersensibilidade é mediada por IgE.
A sensibilização ocorre quando um antígeno entra em contato com uma parte do corpo, ele é processado por células apresentadoras de antígenos (APC's) e é apresentada com MHC classe II para a célula T helper.
...