CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE - FLORESTA
Por: liliamendes • 25/4/2021 • Relatório de pesquisa • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE - FLORESTA
Lilia Roberta Mendes da Silva
Matrícula:202103474871
TRABALHO: BASES DE BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA
ORIGEM DA VIDA - TEORIAS
Belo Horizonte – MG Abril de 2021
A ORIGEM DA VIDA - CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO
A origem da vida ainda é algo misterioso, surgindo-se assim várias teorias a respeito da criação.
- Teoria Criacionista: Sugere a origem da vida através da intervenção divina, sendo uma das ideias, mas antigas no qual foi aceita também no meio científico, onde podemos ter como base o livro da Bíblia em gênesis sendo a criação do mundo.
- Teoria Panspermia: Origem da vida através dos meteoros, sendo defendida como criação fora do nosso planeta, onde poderia encontrar semente da vida por todo o planeta sendo transportados pelos meteoros. Essa teoria é uma hipótese que não pode ser testada sendo então uma teoria desacreditada.
Teoria Abiogênese x Biogênese
Abiogênese: A vida surgia a parti de uma matéria bruta, a matéria não tinha vida. Foram feitos alguns experimentos com roupas sujas, e assim nasciam-se ratos. Mas essa teoria foi muito criticada porque não se aceitavam um ser vivo nascer do nada.
Foi realizado outro experimento para provar que a teria da abiogênese estava errada, foi feito com carnes em vidros fechados e outros aberto. Nos vidros abertos surgiram se larvas quanto no fechado não, abalando-se assim a teoria da abiogênese e formando a teoria biogênese.
Biogênese: Essa teoria nos mostra ela sendo o oposto da abiogênese onde indica que um ser vivo provém do outro ser vivo.
- Teoria de Oparin e Haldane
Na terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d’água, que são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas. Esses dois pesquisadores tiveram a teoria mais aceita, alegando que alguns fatores culminou na formação de moléculas simples, dando origem a vida. A ação de descargas elétricas mais a radiação ultravioleta do sol, foram agentes primordiais para a formação de moléculas orgânicas como os aminoácidos, trazidos até a terra por meio da água da chuva e formando proteínas, e foram se duplicando até formar seres vivos.
Os pesquisadores Miller e Urey desenvolveram um experimento recriando o que foi citado por Oparin e Haldane, produziram aminoácidos e outros compostos orgânicos, chegando a conclusão que a teoria deles estavam correta e que as moléculas poderiam ser criadas conforme o que falava a sua teoria.
Teoria do Big Bang: houve uma grande explosão no universo em um período de 10 a 20 bilhões de anos atrás. Os fragmentos originários desta explosão esfriaram e se transformaram em diversos elementos químicos. Junto com o surgimento do sol, mas elementos formou e deu origem ao nosso planeta.
A teoria da evolução química: é a mais aceita e apresenta muitos fatos pertinentes a essa questão, afirmando que a primeira forma de Vida na superfície terrestre foi a procariótica, possuindo estrutura simples que com o passar dos anos, foi desenvolvendo organelas e dando origem a células eucarióticas. Gerando uma grande revolução na história do planeta e redirecionando a evolução dos organismos vivos.
Esta teoria classifica os primeiros seres como heterótrofos ou autótrofos, na condição de heterotróficos, por serem estruturalmente simples e por estarem imersos a um caldo nutritivo, poderiam de ali retirar os nutrientes necessários ao metabolismo. Sendo Autótrofos, na Terra primitiva não havia alimentos suficientes que sustentassem esses seres e o aumento da população até o aparecimento da capacidade fotossintetizante. A teoria química nos faz pensar que os seres vivos surgiram através de um processo químico lento ou temos também a hipótese de a criação ter surgido através das moléculas formadas na terra primitiva.
...